Vergonha de ensinar a Língua Portuguesa.

POSTADO POR: admin sex, 27 de maio de 2011

Com vocês, o Professor Pachidermo:

“Maldito, senti a necessidade de desabafar isso, e depois daquela patifaria que você fez, me ligando para pedir dinheiro no seu podcast, acredito que você está me devendo uma e publicará esse texto em seu blog.
Muitos professores de língua portuguesa se orgulham desta língua, cheia de variações e preciosismos, e nada como o programa “Soletrando”, exibido anualmente na Rede Globo, para demonstrar isso.Acho louvável a iniciativa de criar competições que estimulem a intelectualidade, recompensando o estudo e a cultura, e o programa “Soletrando” acerta em cheio nisso, incentivando até seu público a brincar de soletrar, como qualquer outro jogo.
Mas, assistindo ao programa, comecei a me sentir incomodado em ver adolescentes tão inteligentes e dedicados precisando se esforçar apenas para utilizar as palavras de maneira correta em nossa língua.Quanto do potencial, não só desses estudiosos competidores, como também de todos os usuários da língua portuguesa, é desperdiçado ao decidir se usa “s” ou “z”, se é com “x” ou “ch”?
Este potencial poderia estar sendo utilizados para desenvolver ideias, histórias, argumentos, mas está sendo desperdiçado com centenas de regras e milhares de exceções da nossa remendada língua portuguesa.A linguagem escrita deveria ser apenas uma ferramenta, com o objetivo de se comunicar de maneira eficiente.
Mas, a precariedade da língua portuguesa acaba exigindo que a correta ortografia seja o objetivo, e não o conteúdo de suas palavras.É triste, deu vergonha.E deu mais vergonha ainda puxarem palavras como “abaçaí” e “caçanje” para desclassificar os concorrentes.
Recentemente tivemos uma reforma ortográfica, mas foi só “perfumaria para português ver”. Estamos precisando é de uma reforma “de macho”, de tascar a marreta em uns três ou quatro pilares de sustentação desta truncada estrutura linguística, só que está faltando “macho” na academia para fazer isso.
Vai lá Maldito, vê se escreve logo seu livro para se candidatar a uma vaga na Academia Brasileira de Letras.
Sei que já escrevi bastante, mas só para completar, para comemorar a vitória no “Soletrando”, entrou Ivete Sangalo cantando “Acelera aê”.E “aê”, me explica isso?’
*Professor Policarpo Pachidermo

Você pode entender melhor do que o professor está  falando conferindo sua primeira colaboração pro blog no MaudioPost 12