Um breve resumo da #Bienal do Livro de 2014

POSTADO POR: admin seg, 01 de setembro de 2014

Diante das filas quilométricas que rodearam o pavilhão da Bienal Internacional do Livro deste ano, acho até difícil acreditar que alguém ficou de fora desse grande evento literário. Foram 10 dias intensos dedicados a literatura, em que o público pode interagir e trocar ideias com seus autores favoritos e outros profissionais do mercado.
Mas, se por algum acaso do destino não deu para você comparecer na Bienal, nós separamos alguns fatos que marcaram o acontecimento, pelo menos nos dois últimos dias que frequentei o lugar.

Começando pela mesa que integrei no espaço dedicado a curadoria do ‘Blogs de Letras’ organizada pelo Publishnews e o Pavablog. Tive o grande prazer de dividir o palco com outros blogueiros como Karen Alves do Por essas Páginas, a querida Alba do Psychobooks, além de contar com a ilustre presença do Pedro Almeida, editor da Faro Editorial. Nossa tarefa nesse fim de tarde do penúltimo dia de Bienal, foi discutir a tempestuosa relação entre os blogs e as editoras, e com um agradável bate papo, trocamos pontos de vista, ideias e acho que cumprimos nosso objetivo.

Outros destaques do evento…
✔ Títulos da V&R Editora são sucesso de vendas entre os jovens leitores
A V&R Editoras foi sucesso de público e de vendas durante a 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O lançamento do oitavo título da série “Diário de um Banana” – Maré de Azar- foi o livro mais vendido com cerca de 850 exemplares. A literatura dedicada ao público adolescente foi outro grande destaque da V&R Editoras no evento: 
“A grande procura do público jovem nos surpreendeu bastante. Os títulos conquistaram um ótimo número de vendas em todos os gêneros, disputando a cada dia as primeiras posições”, afirma o gerente comercial da V&R no Brasil, Marcos Borges.

O best-seller internacional Maze Runner, de James Dashner, que chega aos cinemas pela Fox Filmes no dia 18 de setembro, bateu recordes de vendas e reuniu muitos fãs da saga literária. O Box com os cinco volumes da coleção, vendeu mais de 650 unidades. O primeiro volume da série “Correr ou Morrer” foi o título individual mais vendido da saga. No sábado, 30 de agosto, um encontro de fãs caracterizados como os personagens da série reuniu aproximadamente 70 pessoas no estande da editora.



✔ Editora Peirópolis lança aplicativo ‘A Trilha’ na Bienal
A Editora Peirópolis, que celebra 20 anos de atuação em 2014, lançou na Bienal do Livro o aplicativo “A Trilha”, indicado às crianças em idade de alfabetização.  
Escrito e ilustrado por Roberta Asse, na versão para tablets e smartphones de “A Trilha” o leitor interage e ajuda Martim a chegar onde ele quer. Pedala muito para subir a ladeira alta, aproveita o frio na barriga quando a bicicleta dispara escadaria abaixo, faz bastante esforço para se equilibrar no campo de areia seco, parar ou passar no farol de cidades imaginárias, enquanto ouve música, toma sustos e tem muitas outras surpresas.
Inspirado na representação gráfica das sensações despertadas pelo texto literário, o aplicativo evoca a memória do ambiente e das experiências que a criança já conhece, por experiência real ou da imaginação, e será disponibilizado nas plataformas IOS e Android.

Com ilustrações em traço e poucas cores, Roberta Asse consegue usar com criatividade os recursos de interatividade dos livros-aplicativos, direcionando-os para as sensações de uma viagem de bicicleta – ao redor do mundo ou muito além, na imaginação.
Segundo Roberta, esse tipo de linguagem possibilita aos pequenos leitores uma nova experiência, em que a complementação do texto literário com os recursos de interação, movimento e som dos tablets evoca sensações por meio dos sentidos: “Organizei o texto em frases curtas e sucessivas, como um trajeto, e o movimento dos dedinhos na tela destacando uma palavra-sensação em cada frase. Para privilegiar a imaginação e a memória própria do leitor, criei um espaço gráfico sem ambiente, apenas Martim e o texto, fundo branco, texto e imagem pretos. Assim ficou divertido fazê-lo interagir com o texto e letras”, explica.