STAR WARS: Herdeiro do Império (Timothy Zahn)

POSTADO POR: admin seg, 26 de outubro de 2015

Para um trabalho com um apelo visual tão forte quanto o da franquia Star Wars, eu confesso que cultivei um forte receio em experimentar a saga em outras mídias. Simplesmente porque me parecia impossível reproduzir todo aquele espetáculo de luzes e imagens proporcionadas na tela de um cinema, e que são responsáveis por grande parte do sucesso da série. Mas bastou folhear algumas páginas do meu primeiro livro ligado a saga, que logo percebi que toda a ‘pirotecnia’ que eu precisava, e temia sentir falta durante a leitura, já estava naturalmente incrustada na minha mente devido aos anos que cresci consumindo essa cultura por osmose. E logo todos os personagens, cenários e conflitos que envolviam aquele universo foram reconstruídos na minha cabeça, e de novo eu estava imerso em outra aventura empolgante em uma galáxia muito distante daqui.
Com o status de ser o primeiro livro que precedeu a trilogia clássica, ‘STAR WARS: Herdeiro do Império’ (Editora Aleph, 472 páginas), dá início a uma nova trilogia literária pelas mãos habilidosas de Timothy Zahn. Aqui temos Luke, Leia, Solo e seus amigos, novamente reunidos cinco anos após o fim do sexto filme para enfrentar um novo desafio.


Com a República dando seus primeiros passos após a a sua recente formação, o Império movimenta seus últimos recursos para contra atacar após a derrota épica  de Darth Vader. Para recuperar a vantagem dessa guerra, o Império conta com a mente estrategista do grão-almirante Thrawn, um veterano militar com um passado de vitórias, obcecado em recuperar o poder imperial. E para executar essa missão ele conta com um rústico artificie que possui o estranho dom de anular a Força dos Jedis. 
Com a difícil tarefa de criar um vilão tão envolvente quanto o seu antecessor, o autor decidiu desvincular a figura sombria óbvia de Lord Vader, e apresenta um antagonista mais sútil e racional, com a capacidade de tomar decisões livres de qualquer envolvimento emocional com seus objetivos.
Porém, é notável que Timothy Zahn fez o possível para utilizar os mesmos elementos básicos que consolidaram a trilogia original, e, pelo menos nesse primeiro volume que inicia essa trilogia, eu achei que ele ousou pouco com o enredo, principalmente ao procurar encaixar substitutos para cada personagem marcante que morreu na trilogia anterior.
Ainda assim, Herdeiro do Império apresenta uma história divertida e crível que cai facilmente no gosto de qualquer fã de Star Wars.

Vale lembrar que, após a venda dos direitos da franquia para a Disney, essa obra e várias outras que a sucederam foram taxadas com uma faixa dourada e intituladas como ‘Lendas’ do universo criado por George Lucas. Tudo isso para não atrapalhar os seus futuros planos para a nova trilogia que será lançada no cinema. Embora, com a diferença de idade dos personagens, particularmente, eu acho que essa trilogia em específico de Timothy Zahn não faz tanta diferença na cronologia oficial.
Herdeiro do Império cumpre o seu papel em resgatar toda a magia de Star Wars e dar aos leitores um gostinho a mais da trilogia que marcou a infância de toda uma geração.


Para conhecer o final desta história, clique agora no banner abaixo da nossa parceira Submarino e compre o seu exemplar. Depois volte aqui e conte a sua própria experiência com o livro em nossos comentários.

Tags:

COMENTÁRIOS




OBS. O campo de e-mail é de preenchimento obrigatórios, mas uma vez preenchidos não será mostrado na mensagem. Já o campo de nome é obrigatório, mas pode ser preenchido com um pseudônimo.

3 Pessoas já Comentaram

  1. Hmm it looks like your website ate my first comment (it was super long) so
    I guess I’ll just sum it up what I had written and say, I’m thoroughly enjoying your
    blog. I too am an aspiring blog blogger but I’m still new to everything.
    Do you have any recommendations for rookie blog writers?

    I’d certainly appreciate it.

  2. I was suggested this blog by my cousin. I am not sure whether this
    post is written by him as no one else know such detailed about my difficulty.
    You’re incredible! Thanks!

  3. Shannon Sonia disse:

    You could certainly see your enthusiasm within the work you write. The world hopes for even more passionate writers such as you who are not afraid to mention how they believe. All the time go after your heart.