A Situação

POSTADO POR: admin sáb, 26 de novembro de 2011

Para falar sobre a complexidade de A Situação, acho que terei que começar tentando entender seu autor, Jeff VanderMeer possui um estilo próprio que funde a coerência de sua loucura com a incoerência da vida moderna. Como cheguei a essa conclusão? Simples,… A Situação é o livro mais diferente que já li, e ainda assim consegue criar laços de identificação com qualquer funcionário padrão de baia de escritório.
VanderMeer já teve romances e contos traduzidos para mais de vinte línguas, e agora está chegando ao Brasil pela nossa parceira Tarja Editorial, nesta publicação.
O mundo criado pelo autor chega a ser surreal, mas ao mesmo tempo possui elementos de fácil identificação com o dia a dia de qualquer trabalhador padrão ao mostrar o martírio sofrido por um funcionário em uma companhia nada convencional. Diante dessa mistura, o humor brota por de trás das frases de forma inevitável.
A empresa anônima cria criaturas para serem usadas em tarefas cotidianas, mas nunca sabemos que tecnologia é essa ou como a firma se insere na sociedade -, assim como em O Processo (1925), de Kafka, nunca sabemos qual acusação pesa sobre Josef K. nem como funciona a burocracia processual que o enreda. A Situação traz uma qualidade de imaginação visualmente rica e intrigante, com sua evocação da arbitrariedade de uma burocracia imperial e do esgotamento existencial da vida burguesa, a uma preocupação muito americana com o mundo dos negócios.
A narrativa é desenvolvida em capítulos curtos com títulos enormes, que provocam surpresas, encantos ou repulsa a cada sentença. Uma larga produção de criaturas híbridas (como um estranho peixe com o rosto da desagradável gerente) cercadas de mistério por todos os lados. Para ajudar na visualização  desse tipo de leitura, as páginas entre capítulos vem recheadas com ilustrações tão complexas quanto o livro.
Para embarcar nesse mundo de morcegos mensageiros, lesmas simbióticas e peixes educadores, basta clicar no banner da nossa parceira Tarja Editorial abaixo e adquirir a sua edição.
Veja mais resenhas de outros livros
Tags:,