Para quem precisa de polícia.

POSTADO POR: admin sex, 26 de março de 2010

É visível e notório que a polícia brasileira se perdeu dentro da sua função, “Servir e Proteger” é só mais uma dupla de palavras que ao exemplo de “Ordem e Progresso”, perdeu o sentido em nosso país. Os nossos policiais ainda são treinados e doutrinados conforme os padrões da ditadura militar, usando a política do medo, onde o pobre é visto como inimigo.
A nossa constituição federal avisa em um trecho do seu Artigo 5º que “Todos são iguais perante a lei”, e essa foi a frase escolhida para abrir a Cartilha Popular sobre Abordagem policial, produzida pela comunidade do Morro Santa Marta, no bairro Botafogo, no Rio de Janeiro. Com edição inicial de três mil exemplares, a cartilha nasce como instrumento de luta dos moradores por um tratamento mais igualitário do Estado, um tratamento que não venha a ser pautado pela diferença entre se viver na favela ou no asfalto. Nesse contexto, a comunidade decidiu realizar uma oficina de direitos humanos, ao longo do ano passado, que teve como fruto a cartilha, entendida como um meio de tornar a comunidade mais consciente de seus direitos e deveres.
Se você nunca sofreu violência policial, não espere acontecer pra saber o que fazer, pois com conhecimento de causa posso dizer que é uma das coisas mais desagradáveis da vida. Faça aqui o seu download da cartilha e conheça seus direitos.
Tags: