Os perigos de ler um livro em público

POSTADO POR: admin ter, 05 de agosto de 2014

Ler um livro fora de casa pode ser uma ação bem arriscada. Encontrar um momento tranquilo na cama é relativamente fácil, e o sofá é sempre confortável para uma boa leitura, mas o mundo lá fora pode ser um lugar implacável com os leitores.
De certa forma, não faltam momentos para apreciar um livro, seja em longas viagens de ônibus ou avião, visitas à praia, filas de banco, esperas no carro, no metrô, ou até mesmo em uma simples ida ao parque em um tarde preguiçosa de sol, já é uma oportunidade válida para ler um livro. Mas, apesar de tudo, nós, leitores, temos que admitir que ler em público pode ter os seus problemas. Primeiro que, ler enquanto se anda pela rua pode ser algo bem perigoso ao se tentar atravessar uma avenida. Sempre existe a possibilidade do livro cair em uma poça d’água, de ter que enfrentar excesso de barulhos no parque, e até a luz forte do sol pode complicar a visualização das páginas.
Mas nenhum desses motivos chegam perto da real, e pior, ameça à um leitor,… As outras pessoas.
Algumas pessoas simplesmente não resistem em falar conosco, justo quando estamos lendo um livro. Talvez eles não entendam, mas ler em público é uma forma sútil de dizermos ao mundo: “Estar imerso nos personagens e conceitos deste livro é infinitamente mais interessante do que qualquer coisa que você possa vir a dizer”. Apesar de parecer uma atividade social quando praticada em público, ler é, e sempre será, um ato solitário e introvertido. E com a inclusão da música pelos fones de ouvido então, é a maneira mais fácil de bloquear todos ao nosso redor.
Mas parece que algumas pessoas vêem isso como uma espécie de desafio. Eles não resistem em nos interromper quando estamos perfeitamente satisfeitos em nosso mundo de papel e tinta. Esses, não entendem que o caminho mais rápido para ofender um leitor é interromper um bom livro para qualquer coisa que não seja um incêndio.
Então, porque eles fazem isso? Por que eles se sentem compelidos a incomodar alguém que está claramente tentando ficar sozinho no meio da multidão? Eu, que passo muito por isso, reuni aqui algumas categorias que representam esse risco.

✔ O Opinador 
Curiosamente, algumas pessoas estão convencidas de que todo mundo está interessado no cultivo de seus pensamentos estúpidos. Inicialmente, eles sempre te instigam com alguma pergunta imparcial sobre a obra. Não se deixe enganar, é apenas uma forma de encontrar uma porta aberta para que eles te possam empurrar opiniões pestilentas que você não vai querer ouvir, com o objetivo final de convencê-lo de que o autor teve claramente um ponto de vista particular que, por coincidência, apenas ele consegue observar.

✔ O Esnobe
Esse tipo de gente é motivada mais pelo livro em si, do que pelos conceitos que ele carrega. Essas pessoas não conseguem acreditar que você perca seu tempo com esse livro, quando poderia estar ocupado com os livros ‘superiores’ de sua própria prateleira. Eles não querem falar sobre o que você está lendo, só querem substituir a sua leitura.

✔ O Salvador
Outras pessoas acreditam que a única razão que te levaria a ler um livro, é porque você é incapaz de entreter-se de outra forma, ou talvez seja tímido demais para se socializar com outras pessoas. A ideia de que nós não queremos conversar com estranhos, é absolutamente incompreensível para eles. Então, assumem a estranha responsabilidade de tentar nos resgatar de nós mesmos.

✔ O Falador
Diferente do Salvador, esses egoístas estão tão preocupados com o próprio tédio, que eles insistem em te arrastar para uma conversa, apenas para que não tenham que ficar sozinhos com seus próprios pensamentos. Normalmente, eles começam com alguma pergunta ridícula, do tipo: “Tá fazendo o que?”… Exigindo que o leitor exerça um grande auto-controle para não responder: “Eu estava apreciando este livro até você abrir essa sua boca!”. Às vezes, eles falam sobre o livro que você está lendo, mas na verdade eles não se importam com isso.
Há uma variação interessante e igualmente insuportável dentro dessa categoria, são aqueles que insistem em ler sobre seu ombro. O que te obriga a suportar aquela respiração incomoda em seu pescoço.

✔ O Entusiasta
Até mesmo outros leitores podem ser um problema. Algumas pessoas ficam tão animadas por você estar lendo o livro que eles amam, que não conseguem ficar quietos quando avistam a obra em suas mãos. E antes que você perceba, eles estragam o final que você estava tão ansioso pra conhecer e ainda insistem para que você leia a resenha que fizeram no skoob.

Estes são alguns dos perigos de se efetuar uma leitura em público. Talvez não haja nada a ser feito a respeito. Talvez tenhamos que aceitar que sempre seremos interrompidos na melhor parte de um livro. É provável que estejamos sempre vulneráveis aquele cara que quer provar que um livro de bolso é superior a um dispositivo eReader, ou vice-versa.

Mas, que nada disso nos impeça de continuar com esse excelente hábito.