Os 7 Pecados Capitais da divulgação de um livro independente
Gula
A ‘Gula’ em uma promoção de livro aborda um pouco de cada um dos outros pecados. Em sua forma mais pura, é o desejo insaciável de “consumir” a maior publicidade possível, e nunca ficar satisfeito com as outras oportunidades que possam surgir em seu caminho. Assim, uma resenha do livro em um blog, por exemplo, é julgada insignificante, porque ele quer uma nota em um jornal de grande circulação. Uma entrevista em rádio torna-se insatisfatórias, e o autor começa a evitá-las porque quer uma exposição maior. Uma oportunidade na TV é recusada porque o autor julga que o programa não tem público suficiente que valha a sua presença.
A promoção de um livro é como um prato que se degusta aos poucos. Você começa lentamente pelos acompanhamentos, em seguida, passa para o prato principal. Pequenas oportunidades abrem portas para as maiores. Você prosseguir de forma constante, passo a passo, desfrutando de todos os recursos de divulgação, vai te ajudar a construir confiança, dinamismo e vendas.
Avareza
Como a gula, a avareza é a prole de vários outros pecados, e talvez a pecado mais comum na divulgação de um livro.
Aqui está um exemplo clássico:
Um autor desconhecido investindo em seu primeiro livro, veio até nós em busca de uma campanha publicitária para a sua obra. Ele estava nervoso, inseguro e desconfiado de como ocorreria a sua campanha, uma preocupação perfeitamente compreensíveis e esperada. A divulgação começa lentamente, e em alguns dias o livro que foi primeiramente divulgado por aqui, começa a ter a sua capa e sinopse replicada em outros sites e mídias especializadas.
A campanha começa a ganhar impulso. O livro aparece citado em listas e dicas de leitura, o autor passa a receber convites para entrevistas e as vendas começam a surgir. Em três ou quatro semanas o livro começa a ganhar resenhas por toda a mídia. Pronto,… Agora o autor começa a gostar do processo e passa a ter a confiança necessária no trabalho desenvolvido.
Mas aí as coisas começam a mudar. O nível de interesse dos leitores tem uma queda, e chegamos até uma ‘calmaria’ normal que ocorre na maioria das campanhas publicitárias. E em vez de 7 ou 8 citações por mês, a exposição cai pela metade.
O autor, depois de ter se acostumado a tanta publicidade espontânea, passa a exigir cada vez mais. Ele não está satisfeito com a exposição que garantiu, e não estará satisfeito até conseguir superar os números que já conquistou.
Conclusão, ele acaba ficando desiludido e decide procurar outras formas de saciar a sua avareza de cada vez querer mais e mais.
Quando os autores realmente entenderem a natureza da publicidade, eles serão capazes de lidar com os altos e baixos desse mercado, descobrindo que é o esforço cumulativo de toda a campanha que conta no final. Quem trabalha com publicidade precisa saber avaliar quando a “festa acabou” para um determinado seguimento, em seguida, trabalhar com o autor para desenvolver novos projetos de imprensa com o objetivo de manter e melhorar as oportunidades de mídia. Ganância pode ser muito bom em Wall Street, mas leva à falência uma campanha de divulgação de livro.
Ira
A ira surge de muitas formas durante a publicidade de um livro. Já ouvi histórias sobre um autor que recebeu uma crítica pouco favorável de seu livro na imprensa, e ficou com tanta raiva que dirigiu mais de 200 quilômetros para entrar feito uma tempestade na redação do jornal para gritar com o edior da matéria. E esta foi, no mínimo, uma péssima jogada.
O jornalista reagiu entrando em contato com colaboradores em outras mídias, e incentivou seus colegas a avaliar o livro. Resultado… Cinco outras resenhas negativas apareceram nas semanas seguintes.
Ao promover o seu livro, é importante ter em mente que você está abrindo o seu trabalho para uma avaliação às escuras. Na verdade, é mais como um convite. E supor que todo mundo vai reagir positivamente a sua obra é muito ingênuo.
Todos somos pecadores
A divulgação de um livro é um processo distintamente humano. É uma experiência emocional, assustadora, excitante e estimulante. Durante a promoção de uma obra , os autores passam por momentos que oscilam entre emoção e decepção.
Como na vida, reconhecer as falhas e erros na publicidade é a melhor forma de interrompe-las antes que causem problemas maiores. A campanha publicitária de um livro é mais como uma maratona do que um ‘tiro ao alvo’, e, por isso, sempre se tem mais oportunidades de mudar o rumo das coisas no caso de um resultado negativo.
Você sempre pode arrepender-se de seus pecados e voltar para o caminho certo, e se redescobrir em uma experiência maravilhosa.
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