O código do Assassino do Zodíaco pode ter sido decifrado

POSTADO POR: admin sex, 05 de agosto de 2011

A primeira vez que ouvi falar no assassino do Zodíaco foi com meu amigo Humberto que após uma virtuosa sessão de RPG começou a narrar para o nosso grupo as últimas aulas que tivera em seu curso de psicologia . Pelo que me lembro a matéria era sobre o perfil psicológico de assassinos,…mas especificamente sobre Serial Killers. De todos os casos que ele citou, esse foi o que mais me cativou, e desde então eu passei a consumir tudo que dizia respeito aos crimes do Zodíaco que renderam, filmes, livros e infinitas pesquisas.
O Assassino do Zodíaco atuou na década de 60, ficou famoso por igualar um feito de Jack, o Estripador – o primeiro serial killer registrado da história que nunca foi pego. Após atirar contra dois casais e o namorado de um deles sobreviver e fazer um retrato falado do assassino a polícia, Zodíaco passou a se corresponder com a polícia através de mensagens,… algumas codificadas.
“…Adoro matar pessoas…é mais divertido do que caçar, porque o homem é o animal mais perigoso de todos. Meu nome é Zodíaco. Matei dez pessoas, e matarei ainda mais. Quando morrer renascerei no paraíso e todos que matei serão meus escravos”, disse ele em uma das cartas.
Após mais alguns assassinatos, ele enviou uma carta a polícia onde afirmou que mudaria o modo de ação e que seus crimes não seriam mais reconhecidos, e pareceriam latrocínios. Os poucos sobreviventes de seus assassinatos ajudaram a polícia a fazer um perfil psicológico onde atribuíram a ele conhecimentos profundos de tiro, química, mitologia e ocultismo. Terminou sua última correspondência com a afirmação de que jamais seria preso, o que se confirmou.
Não sei até que ponto a policia americana é persistente em solucionar crimes que ocorreram a tanto tempo atrás (vide a série Arquivo Morto ) mas Corey Starliper, um decifrador de códigos por hobby, afirmou que conseguiu quebrar o código criptográfico usado pelo assassino em suas correspondências – que é um mistério há 50 anos . 
Segundo dados da polícia, o código de Zodíaco continha 408 caracteres. Starliper começou a se envolver com ele há dois anos.

A primeira vez que vi esse código foi a um par de anos atrás, e eu sabia que poderia ser quebrado. Foi apenas o instinto, eu tinha um pressentimento de que poderia ser quebrado. Qualquer código criado pelo homem pode ser quebrado pelo homem”.

Starliper usou diversas chaves criptográficas para decifrar o código, entre elas, usar o número 340 como uma espécie de padrão alfabético, já que o número é o código de área das Virgin Islands, região onde ocorreram vários crimes do Zodíaco. 

A solução apresentada por ele não foi uma unanimidade entre criptólogos. Dois especialistas que viram a carta decodificada afirmaram que, “apesar da solução ser válida e consistente, aparentemente, ainda não condiz com a verdade”. Comentaristas dos textos, afirmaram que 340 só foi ser o código das Virgin Islands em 1997, o que exclui a utilização do número, a não ser que Zodíaco pudesse prever o futuro.

Isso demonstra que mesmo fora de atividade (aposentado, desaparecido ou morto) o Zodíaco ainda mata alguns neurônios queimados que tentam decifrar o enigma que ele deixou.