Novas advertências para embalagens de cigarro causam polêmica

POSTADO POR: admin dom, 28 de agosto de 2011

Um novo conjunto de advertências contra os perigos do fumo que devem ser colocadas nas futuras embalagens de cigarros, causou revolta entre gigantes do tabaco nos Estados Unidos.
A Food and Drug Administration, agência governamental americana que regula medicamentos e alimentos, divulgou recentemente as novas imagens e mensagens, que devem ser adotadas por todas as empresas até setembro de 2012. A lei que já é aplicada a alguns anos no Brasil terá sua estréia nos Estados Unidos que terão que lidar com as imagens de advertência pela primeira vez. Os anúncios devem ocupar a metade das partes da frente e de trás da embalagem.

As empresas RJ Reynolds Tobacco, Lorillard Tobacco, Commonwealth Brands, Liggett Group e Santa Fe Natural Tobacco anunciaram um processo contra o governo americano por causa da nova regra.Segundo as empresas, as advertências com imagens irão forçá-las a deixar os consumidores “deprimidos, desencorajados e com medo de comprar o produto”.

“O governo pode pedir advertências que sejam diretas, mas não pode pedir que um pacote de cigarros sirva como um mini outdoor para sua campanha anti-fumo” disse o advogado Floyd Abrams, que representa as empresas, em um comunicado.
No mês de junho, a secretária de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Kathleen Sebelius, disse que as novas advertências podem impedir que jovens comecem a fumar e dar a adultos um novo incentivo para deixar o cigarro.

O que posso passar para os gringos da minha experiência como tabagista de um país que já usa esse sistema de propaganda anti-fumo desde o século passado, é que esse papo de escolher os maços que avisem sobre os problemas causados pelo fumo na gravidez com a desculpa de que não pretende engravidar, não cola!
O mesmo vale pras mulheres que optam pelo anuncio de impotência achando que o fumo não afetará sua libido só porque não precisarem erguer nenhum órgão dependurado na hora do coito.