Modernidade e Idiotice

POSTADO POR: admin sex, 22 de julho de 2011

Hoje eu cedo a palavra do DpM para uma voz feminina. O texto curto e grosso abaixo é uma contribuição da Helena ( @barbiezinha ), e é tão eficiente quanto um chute no saco:
Antigamente, pra ficar famoso você tinha que inventar coisas mirabolantes ou escrever um livro. Hoje, basta você fazer umas piadas no twitter e ter um blog. Pensando nisso, me perguntei se estamos ficando idiotas. Sim, eu sei que a sociedade evoluiu e precisamos cada vez mais de coisas diferentes para enriquecer nossa experiência de vida, mas será que estamos fazendo isso do jeito certo? 

Quantas pessoas você segue no twitter? Se cada uma delas postar dez vezes ao dia, independente do tamanho da sua timeline, você vai ter centenas de mensagens a todo minuto pra ler. Só ler mesmo, porque não deglutimos a informação, só absorvemos. E depois, normalmente não sabemos o que fazer com ela. Não pensamos mais sobre o que vivenciamos, apenas recebemos isso de modo passivo. Não se aprende nada assim. Não se cria a tal da “bagagem cultural” desse jeito. E sem essa bagagem, como vamos julgar o que é bom ou ruim dentro dessa enorme rede de subjetividade? 

Não terminei o texto de propósito, porque eu não sei a resposta. E vocês?