Memnoch, o demônio

POSTADO POR: admin sex, 02 de novembro de 2012

Não é porque o mito vampírico já está demasiadamente desgastado que devemos deixar de reverencia os grandes mestres do gênero. Eles podem ter sido a base da popularização do estilo, mas certamente não são culpados pelo ponto cacofônico em que chegou.
E dentre todos, ninguém consegue fazer variações do mesmo tema, sem cair no mais do mesmo, com tanta genialidade quanto a inoxidável escritora Anne Rice.
Eu considero que a autora reescreveu a lenda do vampiro contemporâneo;  resgatando essa mítica criatura dos cenários de séculos passados. e a reintroduzindo aos dias atuais criando um enorme conflito entre o anacronismo da milenar sabedoria imortal e o avanço da era moderna. 
As proles desse trabalho você pode acompanhar até hoje em dezenas de publicações que tentam recriar, sem sucesso, o universo de Anne Rice.
É triste ver que de toda a complexidade das Crônicas Vampirescas da autora, a única parte que é usada como inspiração por novos escritores, é justamente o que ela largou de lado logo nos primeiros livros da série,… a bucólica parte ‘romântica’ da coisa toda.
Entrei no mérito da questão porque essa resenha é sobre uma das obras da autora que melhor descreve essa sua característica,… até hoje inimitável. 
Como você imaginava, o livro ‘Memnoch, o demônio’ traz de volta o famoso protagonista vampiro Lestat, porém, essa obra não pode ser classificada como um ‘livro de vampiros’. A lenda dos sugadores é apenas um pano de fundo, dos mais obscuros, para ser contada uma história bem maior do que o jovem Lestat jamais foi.
Depois de elevar o personagem quase que ao patamar de um Deus nos livros anteriores, desta vez Anne Rice coloca o petulante vampiro em uma posição bem mais humilde, deixando claro que existem seres bem piores e mais poderosos que o próprio,… e adianto que desta vez Lestat não sairá ‘inteiro’ deste drama.
Na história, o desprezo pelos poderes sobrenaturais desses seres da noite chega a tanto, que a autora se permite até o sacrifício de um dos seus personagens mais carismáticos, marcando um ponto importante dentro da evolução das suas crônicas.
Pela sequencia correta, este livro se encaixaria como o quinto da serie, mas mesmo após o final quase que ‘apocalíptico’ de A Rainha dos Condenados, eu ainda acho impressionante como esta obra consegue ser tão importante quanto qualquer um dentre seus antecessores dentro da saga desenvolvida pela autora.  É surpreendente como Anne Rice sempre encontra uma nova história a ser contada por velhos personagens.
Se você não é imortal, e não tem a vida toda para descobrir o destino dessa incrível saga, então clica agora no banner abaixo da Saraiva e compre o seu exemplar.
Tags:

COMENTÁRIOS




OBS. O campo de e-mail é de preenchimento obrigatórios, mas uma vez preenchidos não será mostrado na mensagem. Já o campo de nome é obrigatório, mas pode ser preenchido com um pseudônimo.

13 Pessoas já Comentaram

  1. você leu todas as cronicas?

  2. Hi there! I simply want to give you a huge thumbs up for your great info you have right here on this
    post. I’ll be returning to your website for more soon.

  3. We’re a group of volunteers and opening a new scheme in our community.

    Your site provided us with valuable information to work on. You have done a formidable job and our entire community will be thankful to you.

  4. Good day! I simply would like to offer you a big thumbs up for the great info you have right here on this post.
    I am coming back to your site for more soon.

  5. What’s up i am kavin, its my first time to commenting anywhere,
    when i read this piece of writing i thought i could also create comment
    due to this sensible piece of writing.

  6. g disse:

    Great blog you have here but I was wondering if
    you knew of any discussion boards that cover the
    same topics discussed here? I’d really like to be a part of online community where I can get feedback from other knowledgeable people that share the same interest.
    If you have any suggestions, please let me know. Cheers!

  7. g disse:

    Pretty! This was an extremely wonderful post.

    Thank you for providing this information.

  8. Hey there are using WordPress for your blog platform?
    I’m new to the blog world but I’m trying to get started
    and set up my own. Do you require any coding expertise to make your own blog?
    Any help would be really appreciated!

  9. g disse:

    I used to be suggested this website through my cousin. I am no longer positive whether this publish is written through him as no one else know such precise approximately my difficulty.
    You are wonderful! Thank you!

  10. I am really enjoying the theme/design of your site. Do
    you ever run into any web browser compatibility problems?

    A few of my blog audience have complained about my site not
    working correctly in Explorer but looks great in Opera. Do you have any tips to help fix this problem?

  11. Hi there colleagues, how is the whole thing, and what you wish
    for to say about this piece of writing, in my view its in fact awesome for me.

  12. Hey there superb website! Does running a blog like this take a great deal
    of work? I have virtually no expertise in computer programming but I had been hoping to start my own blog soon. Anyways, should you have any ideas or
    tips for new blog owners please share. I understand this is off topic nevertheless
    I just wanted to ask. Thank you!

  13. Touche. Great arguments. Keep up the great effort.