Martin, o amante de sangue

POSTADO POR: admin qua, 06 de março de 2013

Martin (Martin)
Diretor: George A. Romero (A Noite dos Mortos-Vivos. Despertar dos Mortos).
Roteiro: George A. Romero
Ano: 1977
País: EUA
Atores: John Amplas (Dia dos Mortos. Creepshow), Lincoln Maazel, Christine Forrest (Dois Olhos Satânicos), Tom Savini (Maquiador em: Despertar dos Mortos. Sexta-Feira 13 e outros),George A. Romero
Martin é um rapaz que acreditando ser vampiro vai morar com seu tio, um velho cheio de superstições e certezas malucas numa tradicional cidade da Pensilvânia. Calado, tímido e um pouco delicado, carrega questões e impulsos que o levam a matar.
Em Martin, o termo vampiro tem dois significados: Aquele que automaticamente pensamos e, surpreendentemente, uma maneira de traduzir um desvio, uma doença.
Nos minutos iniciais o sobrenatural é jogado para escanteio, pois o “vampiro” se utiliza de drogas injetáveis para ter suas vítimas sob total controle, e uma lâmina, para contar-lhes os pulsos e sorver todo o sangue. A maioria de suas vítimas são mulheres, que sempre estupra antes de beber o sangue. Afinal, trata-se de um adolescente com desejos sexuais que são parcialmente saciados enquanto elas encontram-se desacordadas. Enquanto os demais têm problemas com timidez, espinhas e em como abordar a garota dos sonhos, ele se aproveita dos corpos sem reação quanto à sua forçada disposição. Mas engana-se quem acha que o jovem seja movido unicamente pelo instinto. Seu cuidado para eliminar as provas de sua existência no local e estudar a rotina de suas próximas vítimas, é minuciosa e não deixa dúvidas de sua consciência quanto a seus atos.
Martin aceita ser vampiro, e carrega tal classificação para dar nome ao que sente. À sua doença. Nada de capas, neblinas, voos sob forma de morcego, uma postura sedutora e outros elementos típicos da cultura vampiresca.
Essa doença que o jovem carrega bate de frente contra a fixação de seu tio pela ideia de que sua família é uma árvore de onde brotam vampiros. Fé e razão se chocando todo o tempo. Cruzes, réstias de alho, sinos na porta do quarto do sobrinho, a fim de saber todos os seus passos e exorcismos. Sem perceber, Cuda é totalmente tomado por tal ideia, desejando que sua filha Christina (Christine Forrest, esposa de Romero), jamais tenha filhos para não dar continuidade à maldita prole. Não suportando mais tanta loucura, ela acaba se unindo a Arthur (Tom Savini, um dos grandes nomes da maquiagem do terror), homem que não gosta, mas que lhe dá a possibilidade de sair daquela casa.

Velho e novo se confrontam todo o tempo. Enquanto Martin tenta levar uma vida normal fugindo de todas as tentações, seu tio, de todas as maneiras possíveis, mantém o passado no presente chegando a pressionar o novo padre para que ele siga a cabeça dos velhos, e não traga coisas novas à sua congregação. 
Tudo isso aliado à turbulenta fase adolescente onde acontecem importantes questionamentos sobre a própria pessoa. Martin sabe que é diferente dos demais devido a doença que carrega. Por isso tenta desaparecer em meio à massa, camuflando o que sente. Ciente de que não se trata de um comportamento padrão, ou sequer sadio. 
Ao longo dos dias observa, deseja ter uma vida normal, mas não consegue. E nas poucas, ou talvez única, situação decorrente de uma relação “normal”, as coisas terminam de forma inesperada levando o rapaz a mais questionamentos internos. Dessa forma, Romero, como em muitos de seus filmes volta a apresentar questões sociais e humanas, deixando na maioria das vezes o “sobrenatural” em segundo plano. E diferente destes muitos, o grupo em quem sempre focou transforma-se em um. Tudo num ritmo lento e crescente.
Além disso, o filme foge de efeitos especiais nos apresentando um caminho simples, mas não menos impactante. O passado de Martin, que nos leva a entender parte do que o compõe, é apresentado em flashbacks em preto e branco que merecem toda nossa atenção tanto pela importância na história quanto pela beleza estética. Os planos de câmera e closes bem trabalhados aliam-se à trama de tal forma que acabam por substituir a trilha sonora, muito bem encaixada nos momentos certos.
O momento em que Martin aceita o convite de sua prima para colocar em seu quarto uma extensão de uma linha telefônica enquanto ouve o rádio torna-se, surpreendente, pois Martin passa a desabafar ligando para um programa de rádio onde fala tudo que habita sua mente dando àqueles que o escutam a quase certeza de estar conversando com um louco/vampiro. Por isso acabam-no apelidando de Conde. A cada ligação, maior o interesse da rádio por suas palavras. Logo a impressão que se tem é de que existe uma legião de ouvintes, enquanto não sabemos se o radialista o está levando a sério. Personagem ou não, Martin acaba conseguindo um terreno fixo e firme para despejar todo e qualquer pensamento acerca de sua condição. Vampiro. Adolescente. Ser Humano. Assumir ou desaparecer? Essa sua conexão escancarada e, ao mesmo protegida, com o mundo real, acaba lembrando como Lestat tentou apresentar ao mundo sua vida e a existência de seres como ele na horrorosa adaptação de A Rainha dos Condenados (2002) (Se tiver curiosidade, assista. Mas aviso que  é péssimo!)
Todas as perguntas encontram suas respostas ao longo da história, principalmente durante os créditos finais em sua relação com o programa de rádio.
E, para finalizar, impossível não questionar sobre um filme tão interessante sobre vampiros feito por um diretor que teve como marca registrada os mortos-vivos.
Tenso, curioso, delicado e até mesmo cômico, com direito a uma cena em que a imagem do vampiro é ironizada, Martin é um filme que merece atenção. E dono de um final que surpreende. Ao meu ver, um dos melhores filmes sobre vampiros já produzidos. Além de servir também como um choque para a geração atual que parece gostar da espetacularidade dos vampiros. Se você acredita que todo bebedor de sangue humano é charmoso, misterioso e poderoso, prepare-se para Martin. Alguns vampiros anseiam por uma vida tranquila, mas os seres humanos não o deixam.
E qual o pensamento que tirei sobre? Um diferente ponto de vista, quando bem apresentado, pode acabar com a mais forte das fantasias.
Você pode fazer o download do arquivo torrent do filme clicando aqui, e depois sincronizar com a legenda que você encontra clicando aqui.