Livros que previram o futuro com uma precisão assustadora

POSTADO POR: admin ter, 25 de julho de 2017

O falecido Tom Clancy ficou conhecido por sua incrível capacidade de prever com precisão acontecimentos futuros com os seus livros de ficção. Seu romance “Dívida de Honra” de 1994, descreve curiosamente um ataque em 11 de setembro, assim como seu livro “Vivo ou Morto” de 2010 que descreve a captura de Bin Laden como um inimigo público.

Apesar de notável, essas aparentes premonições não são tão incomuns quanto se pensa. Escritores de ficção científica vem prevendo o futuro há séculos. Jules Verne descreveu naves espaciais e submarinos antes mesmo que estes veículos existissem. Apesar de não mergulhar nas profundezas do oceano dentro de “um objeto longo, fusiforme, às vezes fosforescente, e infinitamente maior e mais rápido que uma baleia”, sua previsão, enquanto distorcida, tornou-se realidade.
Isso nos leva a clássica pergunta do ‘ovo e da galinha’: Escritores simplesmente percebem o sentido que um fenômeno cultural está tomando, ou são suas idéias que inspiraram a mudança cultural e tecnológica de uma era? Em alguns casos, a imaginação de um escritor serve como uma espécie de catalisador para novas tecnologias. Mas em outros casos, chega a ser difícil dizer se o autor tem, ou não, a ver com as eventuais invenções que surgem.
Abaixo você encontra algumas dessas previsões literárias da ficção científica, que acabaram virando parte da nossa realidade:

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

✔ A bomba atômica em “The World Set Free” (HG Wells)

Os livros de Wells são daquelas obras que, infelizmente, podem ter mudado o curso da história com suas previsões tecnológicas. Basta dizer que o físico Leo Szilard leu o livro no mesmo ano em que o nêutron foi descoberto. 
Wells escreveu:”Certamente parece que agora nada poderia ter sido mais óbvio para as pessoas do início do século XX do que a rapidez com que a guerra estava se tornando possível. E, certamente eles não perceberam. Eles não notaram até que as bombas atômicas estourassem em suas desastrosas mãos … “
Felizmente, ainda insistimos em criar bombas bem como as que ele descreveu que, quando lançadas, causam uma literal “explosão contínua de chamas.”

✔ A mídia digital em “2001: Uma Odisseia no Espaço” (Arthur C. Clarke)
Clarke não só previu o imediatismo da notícia, ele também teve um grande palpite sobre os dispositivos nos quais os leitores leriam sobre os eventos atuais. 
Ele escreveu: “Um por um, ele iria evocar os principais jornais eletrônicos do mundo … Mudando a memória de curto prazo da unidade de exibição, ele mantinha a página da frente, enquanto rapidamente procurou as manchetes e observou os itens que lhe interessavam.”
Não é muito diferente de quando você usa o seu tablet, concorda?

✔ O Big Brother e a vigilância em massa em “1984” (George Orwell)
1984 é o romance clássico responsável por conceitos que geraram o programa Big Brother e a patrulha ideológica.
Escrito sobre uma sociedade distópica completamente dominada pelo Estado surgida quase 40 anos após a Segunda Guerra Mundial, onde tudo é feito coletivamente, mas cada qual vive sozinho. Ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão, a mais famosa personificação literária de um poder cínico e cruel ao infinito, além de vazio de sentido histórico. De fato, a ideologia do Partido dominante em Oceânia não visa nada de coisa alguma para ninguém, no presente ou no futuro. O’Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que “só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade: só o poder pelo poder, poder puro”. 
Algumas das ideias centrais do livro dão muito o que pensar até hoje, como a contraditória Novafala imposta pelo Partido para renomear as coisas, as instituições e o próprio mundo, manipulando ao infinito a realidade.

✔ Computadores inteligentes em “O Mestre de Moxon” (Ambrose Bierce)
Computadores ultra-inteligentes são, na maioria das vezes, o foco do gênero de ficção científica. Curiosamente, somos culturalmente fascinados pelos computadores desde que ele conseguiu bater um mestre do Xadrez com anos de experiencia. 
O Jeopardy-winning da IBM foi previsto por Bierce, no conto onde descreve o super-computador Watson como um robô invencível no jogo xadrez.
Os famosos testes que levam um ser humano a desafiar suas habilidades contra um computador não foi praticado até que o autor escreveu “Computing Machinery and Intelligence”, em 1950.
Os seus contos e suas reviravoltas narrativas são, ainda hoje, uma referência para os estudiosos da Literatura em todo o mundo.

✔ Os fones de ouvido em “Fahrenheit 451” (Ray Bradbury)
Além das experiências com imersão e filmes 3D descritos em um punhado de histórias curtas no livro de Bradbury, ele também previu um aparato que a maioria de nós, hoje em dia, não conseguiria viver sem: Os fones de ouvido.
Para quem não sabe, 451 graus Farenheit, ou 233 graus Celsius, é a temperatura de combustão do papel comum. Logo, dos livros. E os livros são os instrumentos que “incendeiam” as ideias. A sociedade de Farenheit 451, porém, é uma sociedade que preza a paz acima de tudo.
Vamos apenas esperar que as outras previsões feitas nessa obra não sejam tão precisas.

✔ Conversas por vídeo em “The Machine Stops” (E.M. Forster )
Ainda sem uma tradução merecida aqui no Brasil, a obra ‘The Machine Stops’ de 1909 antecipou as nossas conversas de Skype com uma enorme precisão.
Forster descreve:
“Mas era totalmente 15 segundo antes da placa redonda que ela segurava em suas mãos começar a brilhar. Uma luz azul fraca disparou através dela, escurecendo para púrpura, e atualmente ela podia ver a imagem de seu filho, que morava do outro lado da terra. E ele podia vê-la.”
Como ainda não podemos desfrutar dessa obra em português, sugerimos a leitura de ‘Maurice’, escrito em 1913, mas só publicado em 1971, após a morte do autor e conforme o seu desejo. Apesar de não ser referente a tecnologias em si, esse livro antecipa alguns conflitos sociais modernos, envolvendo religião, classe social e opção sexual.

✔ A descoberta de duas luas de Marte em “As Viagens de Gulliver” (Jonathan Swift)
Quem lê pela primeira vez a versão original de Viagens de Gulliver , tendo como pano de fundo uma vaga lembrança de adaptações infantis, espanta-se ao constatar que tem nas mãos um dos textos mais amargos do cânone ocidental. 
Esta conhecida sátira social de 1726 narra a viagem de um homem à diferentes mundos, sendo um deles ocupado por pequenos seres humanos, e outro habitado por gigantes.
Em uma das cenas de Gulliver em visita a ilha de Laputa, um mundo flutuante cheio de cientistas, os astrônomos do lugar observam que Marte possui duas luas em sua órbita. Mais de 150 anos depois, em 1877, de fato foi descoberto que o planeta vermelho ostenta exatamente duas luas.

✔ Os antidepressivos em “Admirável Mundo Novo” (Aldous Huxley)
Extraordinariamente profético, Admirável Mundo Novo é um dos livros mais influentes do século XX. Neste romance distópico acompanhamos um mundo que tornou-se uma sociedade capitalista dependente de drogas em que a racionalidade se tornou a nova religião, e a ciência é o novo ídolo, um mundo no qual a experiência do sujeito não parece mais fazer nenhum sentido, e no qual a obra de Shakespeare adquire tons revolucionários.
Em seu livro de 1931, além de prever o uso de pílulas para o aumento químico de humor, Huxley também deslumbrou a tecnologia reprodutiva, e os futuros problemas de superpopulação mundial.

✔ O ciberespaço em “Neuromancer” (William Gibson)
Considerada a obra precursora do movimento cyberpunk e um clássico da ficção científica moderna, Neuromancer conta a história de Case, um cowboy do ciberespaço e hacker da Matrix. Como punição por tentar enganar os patrões, seu sistema nervoso foi contaminado por uma toxina que o impede de entrar no mundo virtual. Agora, ele vaga pelos subúrbios de Tóquio, cometendo pequenos crimes para sobreviver, e acaba se envolvendo em uma jornada que mudará para sempre o mundo e a percepção da realidade
William Gibson criou a palavra ciberespaço em um conto de 1982, mas ela só ficou popular mesmo após a publicação dessa obra. Ele descreveu o ciberespaço como “uma representação gráfica de dados abstraídos dos bancos de todos os sistemas de computadores criado pelo homem”.
“Neuromancer ” não só foi o primeiro romance a ganhar a tríplice coroa de prêmios da ficção científica (o prêmio Hugo, o Prêmio Nebula, e o Prêmio Philip K. Dick), como também inspirou a série “Matrix”.

Infelizmente algumas das obras citadas na matéria nunca foram lançadas por aqui, por isso tiveram as suas indicações substituídas por outros livros do mesmo autor, no intuito de manter o contexto do trabalho de cada um.

COMENTÁRIOS




OBS. O campo de e-mail é de preenchimento obrigatórios, mas uma vez preenchidos não será mostrado na mensagem. Já o campo de nome é obrigatório, mas pode ser preenchido com um pseudônimo.

23 Pessoas já Comentaram

  1. Camila disse:

    Achei a postagem super interessante!!
    É curioso imaginar que alguns dispositivos foram criados justamente porque seus criadores leram esses livros e quiseram dar "vida" ao que eles encontravam ali!! Rs…
    Adorei!
    Beijos
    Camis – blog Leitora Compulsiva

  2. Um adendo aí: "Computing Machinery and Intelligence", foi escrito por Alan Turing, não por Ambrose Bierce que simplesmente desapareceu por volta de 1914.

  3. I like the valuable info you provide in your articles. I will bookmark your weblog and check again here regularly. I am quite sure I will learn many new stuff right here! Best of luck for the next!

  4. I’m also writing to let you be aware of what a outstanding discovery my friend’s child found checking your web page. She noticed too many issues, most notably what it is like to possess a great coaching spirit to have folks just have an understanding of selected tricky topics. You really surpassed our expectations. Many thanks for offering the essential, dependable, informative not to mention unique tips about that topic to Jane.

  5. nfl store disse:

    Thank you so much for giving everyone remarkably breathtaking opportunity to read critical reviews from this web site. It can be very sweet and stuffed with a lot of fun for me and my office co-workers to search the blog at a minimum three times in 7 days to read the new guidance you will have. And definitely, I am just always contented concerning the excellent information you give. Some 3 facts in this post are surely the finest we have all had.

  6. I and also my guys were actually reading the good thoughts on the website and then before long I had an awful feeling I never thanked you for them. The young boys were definitely so passionate to learn them and now have sincerely been enjoying these things. Many thanks for truly being considerably considerate and also for getting this form of nice themes millions of individuals are really wanting to know about. My personal sincere regret for not expressing appreciation to you earlier.

  7. Needed to write you this little bit of remark in order to say thank you again over the lovely secrets you’ve shown here. It is really extremely open-handed with you to convey unreservedly all numerous people could have advertised for an e book to end up making some bucks for themselves, especially considering the fact that you might have tried it if you decided. Those tactics as well served like a good way to fully grasp that someone else have the same passion really like my very own to know the truth very much more pertaining to this matter. I’m sure there are numerous more fun periods ahead for individuals who see your blog.

  8. I and my buddies were found to be checking the nice tactics located on the blog and then before long I had an awful feeling I never expressed respect to the web blog owner for those tips. My guys happened to be as a result warmed to study all of them and have in effect really been enjoying them. Thank you for getting considerably kind and then for deciding on this sort of fantastic themes millions of individuals are really desperate to understand about. My personal honest regret for not expressing gratitude to sooner.

  9. I am glad for writing to make you be aware of what a great encounter my child had checking your site. She realized several issues, which include what it’s like to possess a great teaching character to have other folks smoothly know selected tortuous matters. You truly exceeded her expectations. Many thanks for coming up with such necessary, trusted, informative and as well as unique guidance on your topic to Sandra.

  10. After I initially left a comment I appear
    to have clicked on the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on each time a comment is added
    I recieve 4 emails with the same comment. There has to be a
    way you can remove me from that service?
    Thank you!

  11. You are so awesome! I don’t believe I have read something like this before.
    So great to discover somebody with genuine thoughts on this subject.
    Really.. thank you for starting this up. This web site is something that’s needed on the web,
    someone with a bit of originality!

  12. I simply desired to thank you very much again. I do not know what I might have handled without the entire ways contributed by you directly on such subject matter. It seemed to be a hard situation for me, but noticing a new expert approach you processed it made me to jump for gladness. I am just happy for your guidance as well as have high hopes you find out what a great job you have been doing instructing most people thru your web page. Probably you have never come across any of us.

  13. Hello there, I discovered your website via Google at the same time as looking for a comparable
    subject, your website came up, it seems good. I’ve bookmarked it
    in my google bookmarks.
    Hi there, just become alert to your blog through Google, and located that it is really informative.
    I am going to be careful for brussels. I will be grateful
    when you proceed this in future. A lot of other folks might be benefited from your writing.
    Cheers!

  14. I am extremely impressed along with your writing skills and also with the format to your weblog.

    Is that this a paid subject matter or did you modify it yourself?
    Either way stay up the nice quality writing, it is rare to
    look a great weblog like this one nowadays..

  15. I’m writing to make you understand what a outstanding experience my cousin’s daughter developed going through your site. She noticed many details, which include what it’s like to possess an excellent teaching nature to get other people easily understand a number of extremely tough things. You undoubtedly exceeded her expectations. I appreciate you for churning out those useful, trusted, educational not to mention unique tips about your topic to Emily.

  16. I love looking through an article that will
    make men and women think. Also, many thanks for permitting me to comment!

  17. jordan shoes disse:

    Thank you a lot for providing individuals with a very terrific chance to check tips from this website. It is often so pleasurable plus stuffed with amusement for me personally and my office friends to visit your site at the least three times in 7 days to read the new stuff you will have. And definitely, I’m also usually amazed with all the tremendous concepts served by you. Some 3 tips in this post are really the very best we’ve had.

  18. kobe shoes disse:

    I actually wanted to send a small remark in order to express gratitude to you for those amazing advice you are giving out here. My rather long internet lookup has now been recognized with reasonable suggestions to talk about with my partners. I would assert that we site visitors actually are truly fortunate to live in a perfect site with so many lovely individuals with valuable things. I feel very much privileged to have come across your weblog and look forward to some more cool moments reading here. Thank you once more for all the details.

  19. this link disse:

    I simply want to say I am newbie to blogs and really loved you’re blog. Probably I’m likely to bookmark your blog . You amazingly come with remarkable writings. Thanks a bunch for revealing your web site.

  20. I have to show thanks to you just for rescuing me from this instance. As a result of checking throughout the world-wide-web and getting methods which were not helpful, I was thinking my life was gone. Being alive without the solutions to the difficulties you’ve solved through the post is a critical case, and those that might have badly damaged my career if I hadn’t encountered your web site. That skills and kindness in touching all the details was crucial. I’m not sure what I would’ve done if I hadn’t come across such a stuff like this. I am able to now look forward to my future. Thanks for your time so much for your specialized and result oriented guide. I won’t think twice to propose your web blog to any person who would need tips about this matter.

  21. ??? ??? ??????? ???? ?? ????? ????? ?????? ??? ???? . ??? ??????? ????? ???? ?????? ??????? ?????? ??????? ???? ????? ???? ??????? ??? ?????? ??? ????? ??????? ?????? ????? ????????.

  22. I see something really interesting about your website so I saved to bookmarks .

  23. I’m writing to make you know of the superb experience my friend’s princess obtained viewing the blog. She noticed a wide variety of issues, not to mention what it’s like to have a wonderful helping nature to get the mediocre ones without problems grasp selected multifaceted matters. You really exceeded my expectations. Thanks for giving these powerful, trustworthy, revealing not to mention easy guidance on that topic to Sandra.