Juventude Brutal (Anthony Breznican)

POSTADO POR: admin sex, 24 de julho de 2015

Quando contemplamos o mercado literário tomado por distopias com protagonistas adolescentes, não dá pra ter noção da força que essa nova geração esbanja. Quando são apresentados em um mundo de fantasia ou ficção científica, são sempre subestimados quanto as suas capacidades, e não são raras as vezes que nos surpreendem no final. Mas onde será que se esconde toda essa astúcia juvenil exaltada nos personagens de cenários de fantasia, quando eles estão vivendo a vida real e parecem inaptos para enfrentar os desafios mais básicos da vida? Esse tipo de pensamento demonstra que, assim como na ficção, nós também podemos estar cometendo o leviano erro de menosprezar a capacidade ilógica desses adolescentes resolverem os seus problemas.
A trama de Juventude Brutal (Editora pavana, 495 páginas) traz esses jovens protagonistas para um ambiente tão hostil quanto qualquer futuro apocalíptico, a nossa realidade,…Ou pior, a realidade deles. A obra de estreia do autor Anthony Breznican consegue projetar em suas páginas a verdadeira visão do ambiente escolar personificado na mente de qualquer aluno.

A escola de segundo grau St. Michael ostenta a reputação de abrigar sobre as suas dependências jovens delinquente com péssimos históricos, gerando um ambiente propício para os alunos criarem a sua própria cadeia perversa de poder, onde o mais forte domina, esmaga e atropela o mais fraco. E por questão de sobrevivência, alguns desses adolescentes podem ser levados a cometer atos bem questionáveis. 
Como em qualquer outra instituição de ensino, durante a década de 90 os alunos da St. Michael mantinham a humilhante tradição de ridicularizar os seus calouros com trotes violentos aplicados pelos veteranos que reproduzem as mesmas barbaridades que um dia sofreram quando estavam na posição mais baixa dessa hierarquia escolar forçada. Tudo isso sob a autorização insensata dos professores e orientadores da respectiva instituição. Esse círculo vicioso está prestes a sofrer uma ruptura com a chegada de Noah, Peter e Lorelei. Três novatos que encontrarão as suas próprias formas de lidar com o assédio dos alunos mais velhos.
O autor lança uma lente de aumento ao conhecido tema do Bullying juvenil ao ilustrar um ambiente escolar semelhante a uma cadeia, mostrando que alguns adolescentes podem facilmente fazer o papel de criminosos quando expostos a situações semelhantes as de um presídio.

Juventude Brutal remonta um tema que foi bastante difundido em filmes no fim do século passado, e que talvez tenha sido deixado de lado por um tempo justamente pela complexidade exigida ao ser abordado. Assim como os próprios adolescentes que estrelam essa obra, é sempre difícil classificar um livro que apresenta um roteiro extremamente adulto com personagens tão jovens. E mais complicado ainda quando se tenta entender com precisão qual o público que uma obra do tipo pode atingir.
Sendo como um livro policial com nostalgia escolar para os mais velhos, ou mesmo como um thriller moderno para os mais jovens (e ajuizados), a narrativa talentosa de Breznican é um relato corajoso de um período bem confuso de nossas vidas.


Para conhecer o final desta história, clique agora no banner abaixo da nossa parceira Amazon e compre o seu exemplar. Depois volte aqui e conte a sua própria experiência com o livro em nossos comentários.

Tags:

COMENTÁRIOS




OBS. O campo de e-mail é de preenchimento obrigatórios, mas uma vez preenchidos não será mostrado na mensagem. Já o campo de nome é obrigatório, mas pode ser preenchido com um pseudônimo.

12 Pessoas já Comentaram

  1. bookmarked!!, I love your web site!

  2. natalielise disse:

    Hey! This post could not be written any better!
    Reading through this post reminds me of my good old room mate!

    He always kept talking about this. I will forward this write-up to him.
    Fairly certain he will have a good read. Thank you for sharing!
    pof natalielise

  3. Nice post. I learn something new and challenging
    on blogs I stumbleupon everyday. It’s always helpful to read through articles
    from other writers and practice a little something
    from their websites.

  4. I really like reading through an article that will make
    men and women think. Also, thanks for permitting me to comment!

  5. quest bars disse:

    I enjoy what you guys are up too. This type of clever work and reporting!
    Keep up the amazing works guys I’ve included you guys to my blogroll.

  6. Your way of explaining everything in this paragraph is truly pleasant, every
    one can effortlessly know it, Thanks a lot.

  7. tinyurl.com disse:

    Very good information. Lucky me I came across your website by chance (stumbleupon).
    I’ve bookmarked it for later!

  8. I got this web site from my buddy who told me about this site and at the moment this time
    I am browsing this web page and reading very informative
    posts at this time.

  9. I simply couldn’t go away your website prior to suggesting that I extremely enjoyed
    the usual information a person provide in your visitors?
    Is gonna be again often to check up on new posts

  10. I enjoy looking through an article that can make men and women think.

    Also, thanks for permitting me to comment!

  11. Hello superb blog! Does running a blog similar to this take a large amount of work?
    I have virtually no knowledge of computer programming however I was hoping to start my own blog in the
    near future. Anyway, if you have any ideas or techniques for
    new blog owners please share. I understand this is
    off topic but I just wanted to ask. Many thanks!

  12. Wow, this article is good, my sister is analyzing such things, therefore
    I am going to inform her.