Dicas para que o lançamento do seu livro não seja ignorado pelos sites e blogs literários

POSTADO POR: admin sáb, 02 de julho de 2016

Considerando que você já tenha feito todo o trabalho pesado, com semanas debruçado sob o teclado do computador elaborando a história perfeita e mais alguns dias até ela passar pela edição e outros pormenores gráficos, agora você deve estar com vários exemplares do seu livro prontos e encaixotados em algum canto da sua sala, precisando alcançar a visibilidade perfeita para que a sua história ganhe o país, e chegue às mãos dos leitores.

É provável que você se sinta tentado a mandar um e-mail (spam) para todos os sites e blogs literários que conseguir encontrar pela internet. Mas, acredite ou não, essa pode não ser a melhor política de marketing para a sua obra. Existe formas bem mais inteligentes de se estabelecer esse contato entre o seu trabalho e os divulgadores; Aqui estão algumas dicas estratégicas que podem te ajudar nesse processo.
1. Faça uma pesquisa
Ao procurar por sites que possam ajudá-lo a promover o seu livro, é importante começar por aqueles que realmente possuem alguma ligação com o gênero do seu livro. Ou seja, se você escreveu um romance apaixonado, não seria sábio submetê-lo a avaliação de um site que escreva sobre literatura erótica. São coisas parecidas, mas não são iguais. Na melhor das hipóteses você pode ser apenas ignorado, na pior delas você estaria desperdiçando o seu tempo, o do blogueiro, e provavelmente um exemplar do seu livro. Para piorar a situação, você corre o risco de gerar uma resenha negativa desnecessária.
2. Conheça a política de avaliação do site
Procure sempre ler e conhecer as regras de avaliação do site em detalhes. Você provavelmente já deu uma geral no site para conhecer o seu conteúdo, mas este item em específico carece do máximo da sua atenção. Essa é a hora de descobrir se o site alvo aceita eBooks, os gêneros literários que ele avalia, e, principalmente, se ele presta esse serviço de boa vontade, ou cobra algum custo pelo trabalho.
Quando você decidir entrar em contato com o site, já ganha pontos em mostrar que você gastou um tempo para conhecer e respeitar o trabalho do blogueiro, já que você espera que ele faça o mesmo pela sua obra.

3. Faça isso de uma forma pessoal
A melhor forma de ter o seu e-mail sumariamente ignorado, é começar o seu discurso com algo como: “Querido blogueiro”, ou pior ainda, “Desculpa invadir a sua caixa de entrada”. Você já fez a sua pesquisa e no mínimo já deveria saber o nome, ou alcunha, do seu contato. Por isso, é sempre bom abordá-lo diretamente, mostrando que o seu e-mail não é genérico, e que você se importa o suficiente para fazer o seu pedido de forma pessoal.

4. Vem cá! eu te conheço?!
Uma vez que você se dirigiu de forma pessoal ao administrador do site, comece o seu texto falando um pouco de si mesmo. Você não precisa falar muito, apenas um pouco sobre você, e um pouco sobre a sua obra. Curto e suave. Ou seja, distribuir e-mails em massa oferecendo o seu livro para ser lido, não é um bom início de relação.

5. Descreva o seu trabalho
Essa é a hora de mostrar ao site o que você tem à oferecer. Inclua no texto uma sinopse curta da obra, uma imagem da capa com boa qualidade, links disponíveis para compra, e o número de páginas do livro para o blogueiro saber onde está se metendo ao aceitar a sua proposta.

6. Apresente os seus perfis na internet
Se você tem uma página ou perfis nas redes sociais dedicados ao livro, não se esqueça de incluir esses links no corpo do seu e-mail, ou em sua assinatura. O blogueiro precisa fazer a sua própria pesquisa sobre o seu trabalho, e é importante que você torne isso o mais fácil possível. A maioria dos contatos talvez nem procure mais informações sobre a sua obra por conta própria, mas se você lhes entregar o que precisam direto em seus e-mails, vai facilitar muito essa possibilidade.

7. Envios e Anexos
Não, em nenhuma hipótese, anexe uma cópia de seu eBook ou peça o endereço do site para o envio de um exemplar logo de cara. Primeiro de tudo, a maioria dos blogueiros serão bem cuidadosos em abrir um anexo de um estranho virtual por receio de conter um vírus ou outro malware suspeito. E se oferecer para enviar o livro sem antes acertar os pormenores da contratação do serviço, além de soar presunçoso, você corre o risco de perder um exemplar de bobeira.

8. Assuma os riscos
Após ter feito contato com os sites potenciais, tenham em mente que os blogs que não trabalham profissionalmente com esse tipo de serviço não lhe devem uma resposta em troca. É claro que os sites mais profissionais, que cobram por esse serviço, não te deixarão sem um retorno, mas a realidade é que os blogs pessoais recebem toneladas de pedidos em seus e-mails. Nem sempre é possível responder a todos, e você deve respeitar esse tempo de retorno.

9. Siga, mas não seja um stalker
Seguir os perfis do site nas redes sociais, é uma boa demonstração de interesse, mas para entrar em contato, um simples e-mail basta. Não persiga os blogueiros nas mídias sociais cobrando a sua resposta dia a dia. Se você realmente se sentir desamparado, não custa nada enviar um segundo e-mail curto chamando atenção para o primeiro.

10. Seja grato
Após você contactar o site desejado e receber um OK para uma resenha ou outro tipo de ação, certifique-se de ser paciente e grato. Vocês provavelmente já estabeleceram um prazo para receber uma crítica, então agora é sentar e relaxar até que ela seja publicada. E quando ela sair, certifique-se de mostrar seus agradecimentos compartilhando a resenha e enviando seus próprios leitores para o site que te divulgou. Este blogueiro acabou de te fazer um favor ao rever o seu livro, por isso, não custa nada demonstrar um pouco de gratidão em troca. Além de compartilhar a matéria e direcionar o tráfego para o blog, um simples e-mail dizendo ‘obrigado’ também é bom, e manterá as portas sempre abertas.

Seguindo essas dicas simples, você garantirá que os blogueiros sejam mais receptivos ao seu pedido. Ao estabelecer esse contato, você espera construir um longo relacionamento com o site, que pode não apenas rever o seu primeiro livro, mas continuar a apoiá-lo quando você publicar outros trabalhos no futuro. Boa sorte!

Veja Também:
– Você está preparado para os sacrifícios de ser um escritor?