Desconstruindo o Humor Negro

POSTADO POR: admin sáb, 12 de março de 2011

“Negrisss é seu passadisss!”
Mussum, sobre Humor Negro
Em qual ponto uma piada começa a tender para o lado humor negro da força? Quem tem o diploma de juiz supremo da comédia divina para definir se essa ou aquela tirada foi de mau gosto? Pois me parece que como o próprio nome sugere, é uma questão de gosto. E gosto você já sabe né? É igual bunda… Cada um tem o seu.
Não tem como adivinhar até que ponto um comentário pode ser considerado ofensivo para uns ou hilário para outros, é certo que quanto maior a proximidade de uma pessoa com o fato ‘zoado’, maior serão as chances dela se sentir desconfortável com a piada. Mas até aí não vejo problema algum, incompatibilidades de ideais é algo tão frequente na vida que qualquer um que não saiba lidar com isso deveria pedir pra sair dela. Lembre-se que o suicídio é uma opção sempre ao seu alcance (Isso foi ou não humor negro pra você?).

“Eu vou te denunciar”
Protestante, contra o movimento racista sobre o Humor Negro
O humor é uma metralhadora giratória cuspindo balas de piadas pra todos os lados, e enquanto ela não estiver apontada para o seu umbigo você continuará achando graça. Sim, é engraçado quando é com o seu vizinho, enquanto o mundo ao seu redor não for um alvo você se diverte rindo do coleguinha do lado.
Se você é judeu, com certeza se ofende com piadas sobre o Holocausto, já se for americano me mataria se eu risse da queda das torres gêmeas, caso seja gay me odiaria se eu ousasse reproduzir uma piada de ‘bichinha’ do saudoso Costinha, e se for afrodescendente já deve estar querendo me processar por usar o termo ‘humor negro’ nesse texto. Todo mundo achando que tá no seu direito de jogar pedra nesse pobre autor,…e em minha defesa eu só posso dizer o seguinte: “ E eu porra ? Eu que sou neto de Português e filho de um pai acreano? Me diz qual de vocês hipócritas insolentes já não fizeram piadas com Portugal ou com o Acre? Qual?”
“Eu acho engraçado”
Hitler, sobre Humor Negro
Ah! Mas tem o lance de falar de gente morta né, pega mal, chega a ser um taboo.
Ora bolas, nunca vi um morto reclamar de piada alguma sobre sua morte, e não duvido nada que nesse momento eles estejam se esbaldando de rir de nós que ficamos nessa merda pagando impostos e prestação atrasada das Casas Bahia. Os mortos não precisam de vivos para defende-los, eles podem voltar em forma de espíritos maquiavélicos e assombrar o comediante até que o mesmo enlouqueça, vocês não assistem televisão? (E agora? Humor negro suficiente pra você?).
Nesse ponto também cabe a hipocrisia quando se percebe que só se acha esse tipo de piada um absurdo enquanto a morte é recente, porque depois que passa um tempo e o defunto esfria, todo mundo dá a sua ‘sacaneadinha’ de leve na vítima.
“Você só abre a boca pra falar merda moleque”
Minha mãe, sobre o Humor Negro
Tags: