Como promover o evento de lançamento do seu livro

POSTADO POR: admin qua, 13 de janeiro de 2016

No momento em que o livro de um autor vai para a gráfica ser impresso, é hora de parar pra pensar sobre a promoção da obra. Inevitavelmente, a primeira questão que vem à mente dos escritores, é a forma de vender o máximo possível de livros antes mesmo que ele seja oficialmente lançado. O lançamento de um livro é apenas um tipo de evento dentre muitos outros que podem ser executados com um baixo orçamento no intuito de divulgar o livro.

As estratégias abaixo irão te ajudar a planejar de forma mais eficaz eventos ligados a sua obra antes, durante e após o seu lançamento:
1- Determine o seu orçamento de marketing
Embora seja plenamente possível obter um certo sucesso nas vendas dos seus livros contando com um orçamento apertado, há muitas outras despesas que precisam ser levadas em conta nessa etapa. Um planejamento adequado vai ajudá-lo a determinar quais despesas são absolutamente necessárias e dentro das suas possibilidades. E esses gastos incluem mídia visual (cartões, marcadores, banners), mídia digital (sites, blogs, book trailer) e cópias dos livros para brindes e sorteios. Conseguir a cobertura da mídia local é uma excelente ajuda para compensar algumas despesas com marketing.
Para maiores detalhes sobre este tópico, acesse a nossa postagem sobre ‘Como divulgar o seu livro auto-publicado gastando o mínimo possível’.
2- O segredo é o planejamento
Um bom planejamento pode evitar muito stress. Quem pretende promover o seu próprio livro, precisa conhecer toda a logística e articulação de um evento literário para executá-lo sem imprevistos. Sempre tomando cuidado para não cometer nenhum dos 7 Pecados Capitais da divulgação de um livro independente.
3-Identificar e envolver a ajuda certa
Qualquer tipo de evento precisa de uma ajuda externa para acontecer, e há alguns ajudantes fundamentais para essa realização. Pode ser uma organização local (clubes de livro, fãs clubes, conselho Jedi da dua cidade), uma personalidade (blogueiro, vlogger, web-celebridade), ou uma boa assessoria que consiga lidar com o marketing social do livro. E isso pode determinar  o nível de sucesso do seu evento.
Incentive os seus leitores a comentar, compartilhar e curtir qualquer recomendação do seu livro nas mídias sociais. Para mais detalhes, veja as 10 Coisas que os autores independentes deveriam estar fazendo agora no Twitter.
4-Determine a força da sua plataforma
Saiba que construir a sua imagem como autor é uma tarefa árdua e a longo prazo. Se você estiver promovendo o seu livro por conta própria, será necessário fornecer um grande conteúdo aos seus leitores para consolidar a sua credibilidade. E isso significa, principalmente, fomentar e apoiar os membros da sua lista de assinantes.
Quando estiver perto da data do seu evento, você pode começar a ativar a sua plataforma e divulgar a notícia entre os seus leitores para que eles possam ajudar a espalhar o convite.
Promover um lançamento não se trata apenas de fazer vendas, mas também de propagar a mensagem do seu livro. Um evento bem sucedido pode facilitar a divulgação do seu trabalho fora do seu nixo, gerar novos convites e destacar o seu nome entre tantos outros autores independentes.

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