Como introduzir o seu livro auto-publicado no mercado literário (Parte 2 – Ferramentas de Divulgação)
Dando continuidade a esse papo sobre a divulgação de livros auto-publicados, abaixo fizemos uma dissertação sobre todos os diversos elementos e dispositivos disponíveis que não podem faltar no plano de marketing de um autor independente.
✔ A Capa
Se você quer despertar um olhar profissional sobre o seu trabalho, esse é o fator mais importante a se considerar. Porque qualquer um pode publicar um livro hoje em dia, mas acredito que você não vai querer que isso fique visível na capa da obra, a não ser que você também seja um profissional de design. No mínimo você precisa apresentar um trabalho tão bom quanto os grandes livros do mesmo gênero.
✔ Biografia do Autor
Você vai precisar de pelo menos três destas. Uma frase para usar nas biografias das redes sociais. Um parágrafo para incluir em seus e-mails de contato. E uma lauda para situações em que seja necessário mais detalhes. Também é importante incluir suas credenciais, realizações relevantes, livros anteriores, menções na imprensa e blogs literários, e qualquer outra informação interessante que possa compartilhar com o público. Você irá notar que é um pouco complicado escrever sobre si mesmo sem parecer egoísta ou arrogante, portanto, peça a um amigo, editor ou até mesmo um leitor para te ajudar com essa parte.
✔ Foto do Autor
Para estampar uma foto sua no seu livro, imagino que você queira algo mais profissional, e menos com cara de uma ‘selfie de Instagram’. Nesse caso também seria bom contratar um profissional experiente para certificar-se de que a sua foto coincida com o estilo da sua escrita.
✔ Resenha
Você também vai precisar de três delas: uma frase, um parágrafo e uma página. Diferente da sinopse que é mais como um resumo da obra, este texto precisa trazer um discurso mais profundo que convença as pessoas do ‘porque’ este livro precisa ser lido. Quais são os pontos fortes que precisam ser levados em conta? Quais são os valores que o público vai aprender com essa leitura? Porque alguém deveria realmente perder tempo com o que você escreveu?
Eu sei que não parece fácil imprimir tanta coisa em um único texto, e de fato não o é. Escrever sobre o seu trabalho não é menos arrogante do que escrever sobre si, portanto, aqui também seria bom contar com um profissional para escrever a resenha, e excelentes canais para divulgá-la.
✔ Lista de Discussões
Comece a recolher e-mails de contatos que tenham afinidade com o tema do seu livro antes mesmo que a sua obra esteja pronta, e use-os como uma lista de anúncios quando ele for publicado, comunicando-se de forma consistente com o seu público. Não há forma melhor de um autor conectar-se com o seu público, do que através de um boletim informativo.
✔ O Grand Finale
Escreva para o seu público e não apenas para si (mesmo que seja um livro de memórias). Se não tiver qualidade no conteúdo do livro, não vai ser o puro marketing que vai compensar esse fato. O segredo para a comercialização de um livro é ter escrito uma história que as pessoas realmente queiram ler, e depois falar sobre o que leram.
No fim das contas os livros são vendidos pelo boca-a-boca. Pessoas comum falando com outras pessoas comuns sobre o que estão lendo. A publicidade e imprensa ajudam, mas a melhor divulgação sempre é a sugestão de algum amigo. Ou seja, escreva algo que vale a pena ser lido.
É difícil de fazer? Totalmente. Isso requer muito trabalho, revisões, edição e testes.
Se é impossível de se fazer? Claro que não.