Como introduzir o seu livro auto-publicado no mercado literário (Parte 2 – Ferramentas de Divulgação)

POSTADO POR: admin qui, 26 de março de 2015

Como já foi comentado na primeira parte desta postagem, quando se trata de uma auto-publicação, não existe uma única fórmula mágica de encaixar o seu livro no mercado com garantia absoluta de resultados concretos. O que se pode fazer é alinhar a sua obra com os interesses do público que pretende alcançar, e trabalhar constantemente nesta direção.
Você escreveu um livro porque certamente queria convencer as outras pessoas de uma ideia, e o marketing do seu livro nada mais é do que convencer pessoas de que aquela ideia vale a pena, o preço de compra e o tempo gasto para lê-lo. As ferramentas que você escolher para atingir o mercado não podem ser apenas coloridas ou criativas, elas também precisam estar focadas nos leitores certos.

Dando continuidade a esse papo sobre a divulgação de livros auto-publicados, abaixo fizemos uma dissertação sobre todos os diversos elementos e dispositivos disponíveis que não podem faltar no plano de marketing de um autor independente.

✔ Título do Livro
É um título fácil de se lembrar? O quanto você quer que ele entregue o conteúdo do seu livro? É ao mesmo tempo descritivo e cativante? Se for necessário explicar um pouco mais a sua premissa, experimente encaixar um subtítulo com um mais informações sobre o enredo. Use palavras-chave para afinar ainda mais a sua audiência.
✔ Sinopse da Obra
O que você quer revelar da sua história na sinopse da obra? Você terá que usar este texto em divulgações na mídia, apresentação do livro em listas de discussões, nas chamadas, em ações, no seu site, e ele precisa dizer claramente porque o seu livro é tão interessante.
Na dúvida, experimente testar diferentes exemplos de sinopses nas mídias sociais, e compare os cliques que cada um angariou. Adapte o seu texto baseado no que funcionar melhor. Ao escrevê-la, tenha em mente que a sua sinopse é como você descreveria o seu livro em entrevistas.

✔ A Capa
Se você quer despertar um olhar profissional sobre o seu trabalho, esse é o fator mais importante a se considerar. Porque qualquer um pode publicar um livro hoje em dia, mas acredito que você não vai querer que isso fique visível na capa da obra, a não ser que você também seja um profissional de design. No mínimo você precisa apresentar um trabalho tão bom quanto os grandes livros do mesmo gênero.

✔ Biografia do Autor
Você vai precisar de pelo menos três destas. Uma frase para usar nas biografias das redes sociais. Um parágrafo para incluir em seus e-mails de contato. E uma lauda para situações em que seja necessário mais detalhes. Também é importante incluir suas credenciais, realizações relevantes, livros anteriores, menções na imprensa e blogs literários, e qualquer outra informação interessante que possa compartilhar com o público. Você irá notar que é um pouco complicado escrever sobre si mesmo sem parecer egoísta ou arrogante, portanto, peça a um amigo, editor ou até mesmo um leitor para te ajudar com essa parte.

✔ Foto do Autor
Para estampar uma foto sua no seu livro, imagino que você queira algo mais profissional, e menos com cara de uma ‘selfie de Instagram’. Nesse caso também seria bom contratar um profissional experiente para certificar-se de que a sua foto coincida com o estilo da sua escrita.

✔ Resenha
Você também vai precisar de três delas: uma frase, um parágrafo e uma página. Diferente da sinopse que é mais como um resumo da obra, este texto precisa trazer um discurso mais profundo que convença as pessoas do ‘porque’ este livro precisa ser lido. Quais são os pontos fortes que precisam ser levados em conta? Quais são os valores que o público vai aprender com essa leitura? Porque alguém deveria realmente perder tempo com o que você escreveu? 
Eu sei que não parece fácil imprimir tanta coisa em um único texto, e de fato não o é. Escrever sobre o seu trabalho não é menos arrogante do que escrever sobre si, portanto, aqui também seria bom contar com um profissional para escrever a resenha, e excelentes canais para divulgá-la.

✔ Lista de Discussões
Comece a recolher e-mails de contatos que tenham afinidade com o tema do seu livro antes mesmo que a sua obra esteja pronta, e use-os como uma lista de anúncios quando ele for publicado, comunicando-se de forma consistente com o seu público. Não há forma melhor de um autor conectar-se com o seu público, do que através de um boletim informativo.

✔ O Grand Finale
Escreva para o seu público e não apenas para si (mesmo que seja um livro de memórias). Se não tiver qualidade no conteúdo do livro, não vai ser o puro marketing que vai compensar esse fato. O segredo para a comercialização de um livro é ter escrito uma história que as pessoas realmente queiram ler, e depois falar sobre o que leram.
No fim das contas os livros são vendidos pelo boca-a-boca. Pessoas comum falando com outras pessoas comuns sobre o que estão lendo. A publicidade e imprensa ajudam, mas a melhor divulgação sempre é a sugestão de algum amigo. Ou seja, escreva algo que vale a pena ser lido. 
É difícil de fazer? Totalmente. Isso requer muito trabalho, revisões, edição e testes. 
Se é impossível de se fazer? Claro que não.