Coisas que ocorrem quando você fica sem espaço para os livros na estante

POSTADO POR: admin qui, 31 de março de 2016

Como um acumulador de livros, o que você faz quando fica sem espaço para os seus exemplares? Por que, por mais que a lei da física afirme que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, eu continuo insistindo em tentar encaixar mais livros nas prateleiras da minha estante. Afinal, eles continuam a chegar, seja profissionalmente, por cortesia de editoras ou por teimosia minha a cada nova visita que faço à uma livraria.

Bem, se você ama a literatura e não consegue parar de adquirir mais títulos do que consegue armazenar, provavelmente já deve ter chegado neste ponto na vida de todo leitor em que você precisa admitir que não tem mais espaço suficiente para armazenar todos os livros que deseja. E só percebemos que chegamos nesse triste estágio quando vivenciamos as seguintes experiências…
…Você se recusa a acreditar que não têm mais espaço
Você volta da livraria com mais uma aquisição em mãos e vai alocá-lo na sua prateleira, depois de rapidamente cheirar o exemplar, e então você simplesmente percebe que não tem mais espaço para isso. Não importa o quanto você tente encaixar o livro como um bloco do jogo ‘Tetris’, você sempre termina com o exemplar na mão e um olhar desolado para a estante abarrotada.

…Você reorganiza a sua prateleira na esperança de caber mais livros
Talvez, se você mudar a organização da estante, encontre alguma forma mágica de comportar mais livros nas prateleiras. É tudo uma questão de logística, certo? Então você tira algumas horas para sacar todos os títulos para fora da prateleira, e os realoca novamente na inútil esperança de, alguma forma, conseguir um pouco mias espaço.

…Você começa a ficar ‘criativo’ nas formas de armazenar os livros
Você passa a analisar cada cantinho ocioso da casa como um possível local para abrigar sua pilha de livros. Talvez possa tentar dormir em apenas metade da cama para que os livros repousem na outra metade, começa a pensar que é um desperdício de espaço ocupar o armário com tantas roupas, e que as paredes ainda não possuem prateleiras suficientes. 

…Sua sala inteira se transforma em uma biblioteca
As visitas tropeçam em livros pelo chão da sua sala, não encontram lugar para sentar com as cadeiras ocupadas por pilhas de exemplares, e não tem sequer espaço para fazer as refeições na sua mesa. E, com isso, seus amigos começam a diminuir a frequência das visitas à sua casa.

…Você tenta ler os livros acumulados em tempo recorde
Nesse momento tão delicado costuma rolar uma paranoia, do tipo que deixa a gente com medo de morrer sem a oportunidade de ler tudo que gostaríamos. O que é um processo bem natural para qualquer leitor assíduo. Nessa fase é bom saber como priorizar aquela pilha de livros que se acumula na sua casa. É claro que correr com a leitura não resolve diretamente o seu problema de espaço, mas vai te orientar com a fatalidade do nosso próximo passo.

…Você decide que é hora de se livrar de alguns
Finalmente você precisa ser honesto consigo mesmo e corrigir esse problema de armazenamento de uma vez por todas,e com certeza isso inclui livrar-se de alguns deles. E para isso, pode contar com a ajuda do nosso “Guia para ‘enxugar’ o excedente de livros da sua estante”.

…Finalmente você se convence que precisa de mais uma estante.
Por fim você cede a pressão e percebe que não é uma pessoa de uma estante só. Eventualmente você pode acabar com todas as paredes da casa revestidas por livros e viver literalmente em uma biblioteca, mas afinal, isso não seria algo tão ruim assim.

Veja Também:
-Descubra novas formas criativas de encontrar a sua próxima leitura na livraria
-Raras ocasiões em que você tem permissão para ler sobre o ombro de alguém
-Grandes escritores que costumavam escrever nus