Bombeiro não ganha dinheiro mas é Herói!

POSTADO POR: admin qua, 08 de junho de 2011

O governo do Rio do Janeiro brincou com fogo, e como diz o ditado, amanheceu mijado. O resultado disso é uma imensa greve do corpo de bombeiros carioca que já passou por tomada do batalhão, confronto com o BOPE e agora a prisão de mais de 400 homens que exercem a profissão mais admirada pela sociedade.
Não há novidades em suas reivindicações, melhor condição de trabalho, um salário digno ( atualmente o do RJ é o pior do país) e eu acrescentaria nessa lista ‘um mínimo de respeito’ com esses que são considerados heróis não apenas pela bravura de sua profissão, mas principalmente por conseguirem sobreviver com o que ganham. Afinal bombeiro é um trabalho tão ingrato que apesar de fazer parte da Polícia Militar, ele é naturalmente incorruptível. Ou você já ouviu falar de algum bombeiro recebendo propina de acidentado pra ser socorrido primeiro em um desastre?
Bom, se esses são os heróis, o papel que sobra para os homens de preto do BOPE é o de vilão? Ou seriam apenas os capangas de uma mente maligna que estaria por trás de tudo isso? Quem sabe está aí um bom roteiro para um próximo filme nacional de ação,…ou seria um filme de super-heróis? O inimigo agora é quem?
Por que será que os bombeiros de Brasília ganham 3 vezes mais que os dos outros estados se eles se quer foram capazes de apagar o fogo do índio Pataxó que foi queimado por alguns playboys do Distrito Federal? Que alias estão em liberdade. Nunca entendi essa regra (ou lei,… vai saber) de que os salários dos outros estados precisam ser inferiores aos de Brasília, e que no meio disso tudo o do Rio de Janeiro acaba sendo sempre um dos piores já que precisa ser descontado taxas referentes ao fato de ter praia, possuir uma das maravilhas do mundo, produzir o melhor carnaval do mundo e por ter o flamengo e uma nega chamada Tereza,…que beleza hein? E pra quem achar que eu to chorando miséria pro meu estado, eu argumento que um policial do Rio de Janeiro ganha menos que um policial no Acre. 
Dessa vez parece que infelizmente pro governo do estado não vai rolar. Não é como a greve dos transportes públicos de São Paulo, apontar o dedo em riste e falar grosso não vai funcionar, vocês estão lidando com alguns homens de culhones aqui. Não faz muito tempo o Rio de Janeiro inflamou quando traficantes incendiaram veículos nas ruas da cidade e os bombeiros estavam lá arriscando suas bundas vermelhas pra limpar a cagada que vocês fizeram. Alias, vocês deveriam agradecer a falta de oportunismo desses mesmos traficantes que ainda não notaram a eficácia de uma ação similar nesse momento de tensão. E ai? Quem poderá nos defender?
O apoio da população aos bombeiros tem sido tamanho que eu não ficaria surpreso se eles mesmos começassem uma fogueira ‘santa’ para purificar a coragem de vossos heróis, e a história nos ensina que nessas horas sempre sobra pra monarquia…
“Eu quero tacar fogo nesse apartamento!” – Caetano Veloso