Adams Óbvio – Como obter Sucesso Incomum na Vida Profissional (Robert R. Updegraff)

POSTADO POR: admin qua, 18 de fevereiro de 2015

Já ouvimos que os melhores perfumes são encontrados nos menores frascos, mas as vezes parece que esquecemos de aplicar esta tese em outros conceitos que nos rodeiam, como os livros por exemplo. Talvez, pior do que julgar um livro pela capa, seja julgá-lo pelo seu formato, espessura, ou mesmo o seu tamanho. Alguns leitores mais fanáticos podem ficar tão obcecados por obras volumosas que preenchem as prateleiras de forma vistosa e deixam um visual pomposo na estante, que podem acabar passando despercebidos por grandes histórias, publicadas em modelos menos convencionais. Não por ter pouco a dizer, mas puro e simplesmente pelo seu incrível poder de síntese.
Foi assim que eu fui surpreendido por um exemplar simpático, em um formato pocket, exibindo um título curioso e um subtítulo desafiador sobre uma capa de cores fortes, que me fez emplacar em uma agradável leitura sem pretensão numa tarde chuvosa de feriado.
Sem revelar muito sobre o seu conteúdo nas indicações da capa, a obra cumpre a sua proposta ‘publicitária’ quando te instiga a dar uma folheada em suas páginas e transcorrer a leitura em algumas poucas horas, sem sentir o tempo passar. Estou falando de ‘Adams Óbvio – Como obter Sucesso Incomum na Vida Profissional’ (Faro Editorial, 80 páginas), originalmente concebido como um conto do Saturday Evening Post, escrito por Robert R. Updegraff em 1916.

Apesar de toda esta pinta de ‘auto-ajuda’, a obra narra uma história inspiradora, em que a publicidade é abordada em várias esferas, através da ascensão profissional de um personagem com uma maneira bem singular de ver as coisas, porém, igualmente eficaz. Não é por menos que esse pequeno volume, há quase um século, é considerado uma referência no mundo dos negócios. Com uma linguagem atemporal, seu contexto é facilmente aplicado em qualquer área profissional que vise alçar voos mais altos dentro do seu ramo.
Se a propaganda é mesmo a alma de um negócio, é provável que este livreto seja um versículo importante da bíblia da publicidade. Uma arte que pode parecer muito complexa para mentes destreinadas, mas que funciona basicamente movida por simples ideias,… E muitas vezes, das mais óbvias.

Seja você pessoa física, jurídica ou qualquer profissional da área de publicidade, faz bem em ter esta leitura em sua biografia. Digo isso porque me senti um ‘pobre desinformado’ por ter trabalhado com marketing durante tantos anos, e nunca ter ouvido falar desta publicação antes. Ou talvez, o que faltava era uma editora de visão para trazer este clássico do mundo dos negócios para o mercado nacional.

Para conhecer este conto inspirador, clique agora no banner abaixo da nossa parceira Submarino e compre o seu exemplar. Depois volte aqui e conte a sua própria experiência com o livro em nossos comentários.

Tags: