7 Regras para dar livros de presente

POSTADO POR: admin dom, 13 de dezembro de 2015

Quando se decide presentear alguém com livros, é sempre difícil escolher o exemplar ideal para as pessoas da sua lista. Principalmente quando você está lidando com pessoas que não são exatamente leitores tão entusiasmados quanto você.
E para te ajudar nessa tarefa complicada, preparamos aqui algumas regras básicas a serem seguidas na hora de dar presentes literários:

#1. Não seja um evangelista
Seus amigos e família já sabem que você adora ler, e provavelmente já conhecem ou seu autor e títulos favoritos. Portanto, não use o Natal para evangelizar os seus gostos e dar o mesmo título para todos que conhece, independente se eles demonstraram ou não interesse por ele. Isso é o mesmo que bater de porta em porta com uma Bíblia na mão… Por favor, não seja esse cara.

#2. Pesquise sobre eles
Espione os perfis nas redes sociais, como o Skoob e o Instagram, por exemplo. Leitores costumam postar fotos dos livros que estão lendo ou que desejam nas livrarias, o que pode te dar uma boa ideia do gosto da pessoa. Inspecione a estante do seu amigo. Será que ele já tem todos os livros de determinado autor? Será que tem todos os títulos de uma trilogia? Ou será que está precisando de uma nova edição de alguma obra antiga que ele estima?

#3. Explique-se
Quando você está presenteando livros (especialmente para os não leitores), É conveniente explicar por que você escolheu aquele título para a pessoa. Ou você pode escrever uma nota rápida em um marcador ou cartão inserido entre no livro (evite escrever nas páginas). Por exemplo, escrever algo sobre como você optou por aquele título para presentear, demonstra que você realmente considerou os interesses da pessoa antes de escolher o livro.


#4. Faça a pergunta certeira
Sem tocar no assunto ‘presente’, ligue para a pessoa e diga que no momento você está em uma livraria tentando lembrar qual foi o último livro que ela leu e adorou. Trabalhando em cima dessa conversa, você pode facilmente descobrir qual o gênero, tom e estilo de história que a pessoa prefere, e diminuir a sua margem de erro ao fazer sua escolha.
Caso a pessoa referida não seja exatamente um leitor, você também pode perguntar sobre os seus filmes preferidos. Seja a franquia de Star Wars ou dos heróis da Marvel, você com certeza poderá encontrar uma referência literária para essas grandes produções cinematográficas.

#5. Não se limite apenas aos livros
Há diversas outra opções de presentes ligados a literatura que não são exatamente livros. Camisas, canecas, actions figures e uma série de produtos bizarros ligados ao mercado literário. Para algumas sugestões, visite o Paiol do Mal, a nossa loja virtual.


#6. Fique longe de séries completas

Evite presentear alguém com uma série inteira. Pode ser tentador dar ao seu melhor amigo um box fechado com todos os volumes das Crônicas de Gelo & Fogo, para que vocês finalmente possam discutir as diferenças dos livros e da série de TV da HBO. Mas esse é um presente que vem com muita pressão embutida. Vários centenas de páginas de pressão. Não coloque seus amigos e familiares em uma posição onde você gastou um monte de dinheiro em algo que os obriga a passar várias semanas em uma leitura que eles não estão exatamente interessados. Isso pode acabar ferindo os seus sentimentos.


#7. Peça a indicação de um leitor mais experiente
Se, mesmo com todas as regras anteriores, você ainda sentir-se inseguro na escolha de um livro para presentear, não tem problema em terceirizar o serviço e pedir a orientação de um outro alguém que tenha mais tempo de vida, conhecimento e que certamente tenha lido mais livros que você. Combinar um livro com a pessoa ideal é praticamente um enigma a ser decifrado para um leitor experiente, e muitos gostam desse desafio.
E claro que nesta regra vale principalmente todas as dicas litrárias que apresentamos aqui no DpM!


Quais são as regras que você segue na hora de presentear alguém com livros?


Veja Também:
-Descubra novas formas criativas de encontrar a sua próxima leitura na livraria
-Um guia para leitores que querem evitar compromissos sociais
-O que fazer com todos aqueles livros que você coloriu durante o ano