7 Livros que podem ajudar a geração de 80 a lidar com os 30 anos

POSTADO POR: admin sex, 26 de fevereiro de 2016

A famigerada ‘Crise dos 30’ pode ser uma fase assustadora para algumas pessoas. Um momento de transição delicado em que não podemos mais justificar certas falhas pela falta de experiência de vida, ao mesmo tempo em que percebemos que ainda não sabemos metade do que deveríamos mesmo carregando três décadas de existência nas costas.

Para aqueles nascidos durante os anos 80, cabe a difícil missão de lidar com um constante museu de grandes novidades. Assistimos o surgimento e o fim de tantas ‘tendências’, que muitas vezes nem mesmo temos tempo hábil para aprendermos a lidar com a maioria delas, mesmo acreditando no embuste de que já nascemos sabendo apertar os botões certos dessa era digital. Acompanhamos a internet nascer, apenas para logo em seguida perceber que ela nunca iria realmente nos pertencer.
Para te orientar em como, e se vale mesmo a pena, passar o bastão para as duas gerações posteriores ao mesmo tempo em que se é impelido à assumir os dramas da anterior, aqui estão alguns livros que podem ajudar os filhos da década de 80 a olharem pra trás com a sabedoria da pouca idade, mas mantendo os olhos fixos no futuro com a sagacidade da juventude. E assim podermos navegar com mais tranquilidade até a próxima etapa da vida.
✔ Tudo que você não soube, de Fernanda Young

Neste romance, Fernanda Young troca o humor ácido por um tom amargurado para contar, em primeira pessoa, a história de uma mulher sem nome que escreve ao pai moribundo, com quem não fala há anos. Tudo que você não soube traz o conteúdo dessa longa carta, na qual a personagem faz um resumo detalhado da sua vida, dividida entre o desejo de chamar a atenção do homem que a colocou no mundo e a vontade de chocá-lo com suas revelações. 

Em uma narrativa sem ordem cronológica, a protagonista traça um parâmetro entre seus traumas de infância e a mulher que se tornou: sóbria, dissimulada e imersa em um poço de desamparo e solidão, embora as aparências mostrem alguém que leva uma vida normal. Na maior parte do tempo, ela tem uma rotina de luxo ao lado do marido e dos filhos, mas, durante as madrugadas, se dedica a examinar o passado e mexer em feridas ainda abertas (Editora Ediouro).
✔ A Nascente, de Ayn Rand
Howard Roark é um jovem determinado que largou uma prestigiosa faculdade de arquitetura pouco antes de se formar e se recusa a seguir os padrões de uma sociedade que rejeita seu modo independente de pensar e agir. Decidido a não empregar seu talento para perpetuar estilos ultrapassados, ele prefere aceitar trabalhos mal remunerados, que demandam apenas força braçal. 
Neste polêmico romance, a célebre escritora Ayn Rand narra a história da luta de Roark, um homem de integridade inabalável, que enfrenta obstáculos como o desemprego, a ruína financeira e a humilhação pública, porém nunca abre mão de seus valores. 
Apesar da pressão social, profissional e financeira para que se adapte aos modelos estabelecidos, Roark luta para combater três tipos de indivíduos: os tradicionalistas, que, presos ao passado, não conseguem ver as inovações propostas pelo jovem visionário; os conformistas, que, incapazes de atender à própria vontade, aceitam passivamente as regras e os valores definidos por outras pessoas; e os parasitas, que rejeitam o herói autoconfiante, que vive para si próprio e não se deixa explorar por ninguém. 
Disposto a aceitar as responsabilidades e as consequências do pensamento independente, Roark observa os fatos e os julga sem levar em conta a opinião pública, pois não precisa da aprovação social. Ele é um individualista, confia nos próprios pensamentos para chegar a suas conclusões – e, justamente por isso, é um homem livre. 
Provavelmente mais atual hoje do que na década de 1940, quando foi publicado nos Estados Unidos, este livro apresenta uma das ideias mais desafiadoras já narradas em uma ficção: a de que o ego do homem é a nascente do progresso humano – a fonte de todas as suas realizações e conquistas. (Editora Arqueiro)
✔ Mastigando Humanos, de Santiago Nazarian
Um jacaré aspirante a escritor narra a sua trajetória de vida. Em um motel de São Paulo, diante de um laptop roubado, relembra o caminho que o levou de rastejante de calmos rios na natureza pacata até professor de Racionalidades na universidade, passando por galerias subterrâneas dos esgotos da cidade.
Enquanto resgata episódios com personagens tais como um barril chamado Santana, por quem se apaixona; uma vendedora de yakissoba de sapatos de pele de crocodilo, que devora; um esquilo com pretensões a governante do submundo paulista movido a subornos e tráfico de todo tipo de objetos, o réptil observa com todo o seu sangue frio os hábitos humanos, criticando-os com um humor repleto de acidez. (Editora Record)

✔ Como Fazer Inimigos e Alienar Pessoas, de Toby Young

Em 1995, aos 32 anos, o jornalista inglês Toby Young trocou Londres por Nova York para trabalhar como repórter numa das mais influentes e glamourosas revistas da atualidade, a Vanity Fair. Outros ingleses foram bem-sucedidos em desafios semelhantes – Alistair Cooke, Tina Brown, Anna Wintour -, por que não ele? 
Contudo, as coisas não saíram exatamente como planejadas. Num espaço de dois anos, Toby foi demitido da Vanity Fair, expulso do bar mais ‘in’ da Big Apple e, além disso, não conseguia um encontro há tempos – nem pagando. 
Como Fazer Inimigos e Alienar Pessoas é a divertida – e verídica – história dos cinco anos que Toby passou em Nova York, procurando o amor nos lugares mais errados possíveis, convivendo com o círculo de celebridades da mais famosa cidade do mundo, circulando pelos bares da moda – sem conseguir chegar à área VIP – e trabalhando sem parar rumo ao fundo do poço, descendo de editor de uma revista elegante a piloto de teste de brinquedos eróticos. 
Ao voltar para Londres, descobriu ter visto algo muito além do que é retratado nas revistas e na TV: uma luta suja pelo poder e pelo status na qual vale tudo para subir na vida e aparecer na mídia. Decidiu então escrever suas experiências, contando todos os detalhes e descobertas de seus anos em Nova York. Um relato que não poupa jornalistas, celebridades, divulgadores e todos os envolvidos na indústria dos ‘mitos’ da atualidade. (Editora Record)
✔ A Mulher De Trinta Anos, de Honoré de Balzac
Um pai explorado pelas filhas, um jovem ambicioso e a sociedade parisiense do século XIX são o centro deste romance À moda de Rei Lear, quando Shakespeare retratou duas filhas que abandonaram o pai depois de dividida a herança, Balzac criou a figura deste comerciante decadente, que ama as filhas de modo incondicional e assiste apático sua fortuna sendo consumida pelos caprichos de sua prole. 
Figura igualmente central do romance é o estudante de direito Eugène de Rastignac, que deseja de todo modo inserir-se na alta sociedade parisiense e para isso abandona, aos poucos, os padrões morais para atingir seu objetivo. Balzac apresenta ao leitor as várias facetas de uma sociedade cruel, de moral elástica e dividida entre as regras de um passado regido pela nobreza e a nova ordem social em que o dinheiro é o protagonista. (Editora Penguin Companhia)
✔ Mundo adentro vida afora, de Antonio Bivar
As décadas eram as de 60 e 70. No mundo inteiro, viviam-se tempos de Flower Power, Guerra do Vietnã, contracultura, Maio de 68, revolução sexual e as experiências psicodé­licas com o LSD. No Brasil, eram tempos de ditadura, luta armada e repressão. Com esse pano de fundo, um grupo de jovens, inspirados pelo espírito combativo da época, des­pontava no teatro brasileiro com o que seria chamado de Nova Dramaturgia. Entre eles, Antonio Bivar, que escreveu algumas das mais emblemáticas e premiadas peças do moderno repertório teatral brasileiro. 
Em Mundo adentro vida afora: autobiografia do berço aos trinta, Bivar revisita a infância no pacato interior de São Paulo nos anos 40, a adolescência passada nos anos 50, a juven­tude nos turbulentos e interessantes anos 60 até o raiar da década de 70 – com o distanciamento do tempo, mas com a proximidade de quem compartilha suas memórias com o coração aberto. (Editora L&PM)

✔ On The Road, de Jack Kerouac

Como o gemido lancinante e dolorido de “Uivo”, de Allen Ginsberg, o brado irreverente e drogado de “Almoço Nu”, de William Burroughs, ou a lírica emocionada e emocionante de Lawrence Ferlinghetti, “On the Road” escancarou ao mundo o lado sombrio do sonho americano. A partir da trip de dois jovens – Sal Paradise e Dean Moriarty –, de Paterson, New Jersey, até a costa oeste dos Estados Unidos, atravessando literalmente o país inteiro a partir da lendária Rota 66, Jack Kerouac inaugurou uma nova forma de narrar.
Em abril de 1951, entorpecido por benzedrina e café, inspirado pelo jazz, Kerouac escreveu em três semanas a primeira versão do que viria a ser “On the Road”. Uma prosa espontânea, como ele mesmo chamava: uma técnica parecida com a do fluxo de consciência. Mas o manuscrito foi rejeitado por diversos editores e o livro foi publicado somente em 1957, após alterações exigidas pelos editores.
A obra-prima de Kerouac foi escrita fundindo ação, emoção, sonho, reflexão e ambiente. Nesta nova literatura, o autor procurou captar a sonoridade das ruas, das planícies e das estradas americanas para criar um livro que transformaria milhares de cabeças, influenciando definitivamente todos os movimentos de vanguarda, do be bop ao rock, o pop, os hippies, o movimento punk e tudo o mais que sacudiu a arte e o comportamento da juventude na segunda metade do século XX (Editora L&PM).

Veja Também:

COMENTÁRIOS




OBS. O campo de e-mail é de preenchimento obrigatórios, mas uma vez preenchidos não será mostrado na mensagem. Já o campo de nome é obrigatório, mas pode ser preenchido com um pseudônimo.

40 Pessoas já Comentaram

  1. Any others disse:

    Greetings here, just started to be aware of your blog site through yahoo, and have found that it’s quite beneficial. I’ll be grateful should you continue on such.

  2. go now disse:

    You’ll find it practically extremely difficult to find well-aware visitors on this niche, still you appear like you know whatever you’re writing on! With Thanks

  3. Absolute interesting resources you have remarked, thank you so much for publishing.

  4. I really wish to reveal to you that I am new to putting up a blog and certainly adored your website. Very possible I am most likely to bookmark your blog post . You absolutely have fabulous article content. Be Thankful For it for discussing with us your main web write-up

  5. click disse:

    Gday there, just started to be conscious of your webpage through Bing, and have found that it’s very informative. I will take pleasure in should you decide carry on this idea.

  6. Hi there, just started to be familiar with your wordpress bog through Bing and yahoo, and realized that it is really educational. I’ll truly appreciate if you decide to continue on these.

  7. I merely wish to inform you you that I am new to posting and certainly enjoyed your webpage. Very likely I am likely to bookmark your blog post . You definitely have memorable article materials. Be Grateful For it for discussing with us your url document

  8. Go Click disse:

    Might be nearly impossible to encounter well-aware readers on this theme, although you look like you realize the things that you’re raving about! Thanks A Lot

  9. Noticeably insightful suggestions you have mentioned, a big heads up for posting.

  10. see this site disse:

    It can be near not possible to encounter well-updated parties on this area, but you come across as like you know the things you’re preaching about! Bless You

  11. her response disse:

    It is actually nearly close to impossible to find well-educated visitors on this area, still, you look like you comprehend the things that you’re posting on! Appreciate It

  12. explanation disse:

    I merely wish to show you that I am new to putting up a blog and utterly liked your information. Likely I am inclined to save your blog post . You literally have great article materials. Value it for expressing with us your very own blog webpage

  13. check disse:

    Howdy there, just turned out to be receptive to your article through Bing and yahoo, and discovered that it’s pretty informative. I will truly appreciate should you carry on this.

  14. Unbelievably enjoyable details that you have stated, warm regards for submitting.

  15. It’s actually practically unthinkable to see well-advised individual on this niche, still you seem like you comprehend what you’re covering! Bless You

  16. Emery EPS is a Search Engine Optimization company that provides SEO Services. Their proprietary SEO strategies help struggling websites and aspiring business owners to rank their websites higher in multiple search engines like Google , Yahoo and Bing. They provide local and gmb map ranking for businesses in Coasta Rica, New York, Los Angeles, Portland, Sacramento, Phoenix, Las Vegas, Denver, Houston, California and many other local areas. Find more at https://www.emeryeps.com.

  17. It truly is nearly not possible to find well-informed men and women on this issue, regrettably you seem like you understand the things that you’re talking about! Thank You

  18. click now disse:

    It is usually right time to make some desires for the long-run. I have digested this blog post and if I can possibly, I wish to propose you handful of interesting pointers.

  19. Emery EPS is a Search Engine Optimization company that provides SEO Services. Their proprietary SEO strategies help struggling websites and aspiring business owners to rank their websites higher in multiple search engines like Google , Yahoo and Bing. They provide local and gmb map ranking for businesses in Coasta Rica, New York, Los Angeles, Portland, Sacramento, Phoenix, Las Vegas, Denver, Houston, California and many other local areas. Find more at https://www.emeryeps.com.

  20. I love your blog.. very nice colors & theme. Did you make this website yourself or did you hire someone to do it for you? Plz respond as I’m looking to construct my own blog and would like to find out where u got this from. thanks

  21. Emery EPS is a Search Engine Optimization company that provides SEO Services. Their proprietary SEO strategies help struggling websites and aspiring business owners to rank their websites higher in multiple search engines like Google , Yahoo and Bing. They provide local and gmb map ranking for businesses in Coasta Rica, New York, Los Angeles, Portland, Sacramento, Phoenix, Las Vegas, Denver, Houston, California and many other local areas. Find more at https://www.emeryeps.com.

  22. Faytech North America is a touch screen Manufacturer of both monitors and pcs. They specialize in the design, development, manufacturing and marketing of Capacitive touch screen, Resistive touch screen, Industrial touch screen, IP65 touch screen, touchscreen monitors and integrated touchscreen PCs. Contact them at http://www.faytech.us, 121 Varick Street, New York, NY 10013, +1 646 205 3214

  23. Tommie Bearce disse:

    Can I just now say what a relief to uncover a person that actually knows what theyre speaking about online. You actually know how to bring a worry to light and earn it crucial. More and more people need to look at this and understand why side from the story. I cant believe youre less well-liked because you definitely provide the gift.

  24. Rod Fenderson disse:

    you use a wonderful blog here! want to earn some invite posts in my small weblog?

  25. Aubrey Towber disse:

    this is usually a outstanding internet site. I never undergone such good quality satisfied. My opportunity is fairly happy. I am to consider your internet site regurly as well as we imagine you modernize additional. We shall recommend my personal buddies for this place. The knowledge will likely be ideal for option living. I highly recommend these destination to everyone. I like viewing this a great deal. Thank you very much during just like high quality posts.

  26. here disse:

    Hi folks here, just started to be alert to your web page through Yahoo and bing, and discovered that it’s pretty beneficial. I’ll value should you decide retain these.

  27. Silas Rutar disse:

    Well, this Thursday I read through a couple of your posts. I must say this is one of your better ones. ..

  28. Tuan Arndell disse:

    we love watching Dancing with the stars, the actresses and actors that joins it are nice::

  29. Carlie Sommer disse:

    My friend first found your blog on Google and she referred your blog to me.,”..’

  30. After study some of the blog articles on the website now, i truly as if your means of blogging. I bookmarked it to my bookmark site list and will also be checking back soon. Pls check out my web-site as well and make me aware how you feel.

  31. Neida Washman disse:

    You are my breathing in, I possess few blogs and sometimes run out from brand .

  32. Hey! I just wanted to ask if you ever have any problems with hackers? My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing months of hard work due to no back up. Do you have any solutions to prevent hackers?

  33. Toney Sproul disse:

    Youre so cool! I dont suppose Ive read anything in this way just before. So nice to uncover somebody by original applying for grants this subject. realy i appreciate you for beginning this up. this fabulous website is something that is needed on the web, a person with a bit of originality. helpful project for bringing something totally new for the world wide web!

  34. Excellent stuff. I can’t describe how much your site has helped me within my academic research on the subject. I’m now likely to get top marks without a doubt. Thanks a thousand. I owe you one.

  35. There are media reviews concerning the constructive influence that exploration about wire body stem tissues is actually obtaining on the destin breast enhancement probable get rid of intended for a lot of life looking set disorders. However the right various stories about this or factions it can be out of the question in order to focus on most of it is valuable facts. Come cells display an incredible degree of plasticity resulting in they’ll crank out and also regenerate towards many types of solar cells and in many cases internal organs within just in the physique. Probably, in case they can be removed from the particular donor in addition to transfused to the affected person and then later on, stem tissue could be utilized to treatment every sickness.

  36. I was that very happy to you might need. This can be an sorts of lead that must be because of and the random untrue stories absolutely on supplementary blog pages. Get enjoyment your incredible placing this amazing most useful doctor.

  37. Keep up the fantastic work, I read few articles on this web site and I conceive that your web site is real interesting and has got bands of excellent info.

  38. good point, make sense to me, am just wondering why all the comments here are irrelant is that okay with you?

  39. Hi. I want to ask a little something…is the following a wordpress web log as we are planning to be switching over to WP. Moreover did you make this template yourself? Thanks a lot.

  40. my link disse:

    I simply want to say I am newbie to blogs and truly loved this blog site. Most likely I’m going to bookmark your site . You definitely come with tremendous well written articles. Thanks a lot for revealing your web-site.