7 Livros que não podem faltar no seu Clube do Livro

POSTADO POR: admin dom, 02 de novembro de 2014

Escolher um livro para ser lido pelo seu Clube do Livro pode acabart sendo algo bem angustiante para alguns. Optar por aquela nova obra irresistível que acabou de entrar pra lista dos mais vendidos, ou fazer uma sessão vintage ressuscitando alguns clássicos? Estipular um limite de páginas levando em conta a capacidade de leitura de cada membro, ou selecionar aquele grosso volume que você está ansioso para ler faz tempo, mesmo correndo o risco dos outros não acompanharem o seu ritmo?

Para que estes momentos não te causem mais esse tipo de aflição, sugerimos que considere as dicas abaixo para compor a leitura do seu Clube do Livro na próxima reunião do grupo. E boa Leitura!!!
 A Casa Redonda, de Louise Erdrich
Num domingo em 1988, Joe Curtis, um menino de 13 anos, descobre que sua mãe foi vítima de um crime brutal na reserva indígena em que vivem, em Dakota do Norte.
Ela fica traumatizada após o ataque e, com medo, se refugia em seu quarto, onde se recusa a falar sobre o que aconteceu. O pai de Joe, um juiz tribal, se empenha em descobrir e processar o criminoso, apesar de todos os problemas legais para fazê-lo.
Ao lado de seus melhores amigos, Joe se coloca então em busca de pistas que os levem até o criminoso, esperando, assim, retomar sua antiga vida. Mas as descobertas o levarão a um caminho perigoso, e Joe, que está apenas descobrindo o mundo, será obrigado a lidar com difíceis questões morais e emocionais. A Casa Redonda é um romance sensível, ao mesmo tempo uma história de mistério e arrependimento, que coloca Louise Erdrich entre as grandes narradoras da literatura norte-americana atual.
✔ A Noiva do Tigre, de Téa Obreht
Tomada pela dor da misteriosa morte do avô, a jovem médica Natalia, em missão de paz em um país da península Balcânica, relembra as mágicas histórias contadas por ele em sua infância. Narrativas que antes eram apenas fantasia despontam agora como pistas para ajudá-la a encontrar respostas que justifiquem sua recente perda. 
Porém, aos poucos, enquanto Natalia precisa enfrentar antigas superstições e segredos para salvar as crianças do vilarejo onde se encontra em missão, ela descobre sozinha a história mais fantástica – e jamais contada – do avô. Em uma brilhante mistura de mitos, perda e amor, Téa Obreht presenteia o leitor com um romance atemporal, que a coloca como uma das mais vibrantes e originais autoras de sua geração.
✔ Uma Constelação de Fenômenos Vitais, de Anthony Marra 
Em uma vila na Chechênia, Havaa, de 8 anos, observa seu pai ser levado no meio da noite por soldados russos que o acusam de colaborar com rebeldes chechenos. Do outro lado da rua, Akhmed, um amigo da família, vê a cena e teme pelo pior quando os soldados ateiam fogo à casa da menina. Ao encontrar Havaa escondida na floresta, Akhmed decide buscar refúgio num hospital abandonado onde a única médica remanescente, Sonja, trata os feridos – uma decisão que irá mudar a vida dos três para sempre.
Para a talentosa e determinada Sonja, a chegada de Akhmed e Havaa não passa de uma surpresa inoportuna. Exausta e sobrecarregada, ela não deseja assumir ainda mais responsabilidades nem correr mais riscos. E há uma razão para sua cautela: abrigar aqueles refugiados pode ameaçar a busca por sua irmã desaparecida. Em cinco dias, porém, o mundo de Sonja será virado de cabeça para baixo e as complexas conexões entre esses companheiros improváveis serão reveladas.
Ao retratar o poder transcendente do amor em meio à guerra, Anthony Marra construiu um romance comovente sobre amizade, perda e os laços inesperados que as pessoas são capazes de construir.
✔ Indesejadas, de Fredrika Bergman & Alex Recht
Crimes brutais marcam um verão sueco. Suécia, meados de um verão chuvoso. O inspetor Alex Recht e sua equipe, auxiliada pela analista criminal Fredrika Bergman, começam a investigar o que parece ser um caso clássico de disputa familiar pela guarda de uma criança. No entanto, quando a menina é encontrada morta no extremo norte da Suécia, com a palavra “indesejada” escrita na testa, o caso se transforma rapidamente no pior pesadelo da equipe de investigadores.
Ohlsson sem dúvida vai se juntar a Jo Nesbø na maioria das listas de leitura obrigatória da literatura policial escandinava.
De escrita elegante e com um grupo de detetives extremamente humanos, a trama de Indesejadas entra no nosso inconsciente do jeito que só os bons thrillers são capazes.
✔ O Último Mamífero do Martinelli, de Marcos Rey
O Último Mamífero do Martinelli é uma evolvente narrativa, que se passa na época da ditadura e tem como personagem principal um perseguido político. Ele encontra refúgio no Edifício Martinelli, o primeiro arranha-céu de São Paulo, então fechado para reformas. O homem se torna uma espécie de arqueólogo urbano ao vasculhar o prédio abandonado em busca de objetos que lhe rendam algum dinheiro para sobreviver.
No isolamento do antigo edifício, entre os vários objetos que encontra – uma máquina de escrever, algumas placas de velhos estabelecimentos, um buraco de bala, um piano, um bilhete cujo destinatário se perdeu –, o homem passa o tempo inventando histórias e recriando sua própria vida. Parece descobrir uma porta para o passado e, assim, aos poucos ficção e realidade se misturam numa empolgante narrativa de ação e mistério.
✔ Uma Vez na Vida, de Marianne Kavanagh
Conheça Tess. Obcecada por roupas vintage, ela está sempre enrolada no emprego que detesta e em dúvida sobre seu namorado bonitão Dominic, que conheceu na universidade. Morando em um adorável apartamento com sua melhor amiga, Kirsty, ela poderia se considerar uma pessoa de sorte. Mas se sua vida é tão perfeita, por que ela se desfaz em lágrimas toda vez que pensa no futuro?
Conheça George. Um músico brilhante que divide seu tempo entre brigar com os companheiros de sua banda de jazz e se preocupar com o pai doente. Mas ele sabe que a vida não é só isso. Deve haver mais alguma coisa. Algo especial.
Tess e George são duas partes de um todo, almas gêmeas. Para a sorte deles, seus amigos em comum sabem que eles são feitos um para o outro. O problema é que eles não se conhecem e, sempre que a oportunidade aparece, a vida chacoalha os dois para longe.
E agora? Se todos têm uma alma gêmea, como o destino faz para uni-los?
Acompanhe a história divertida e apaixonante de Tess e George durante uma década de encontros malsucedidos, frustrações românticas e uma dúzia de recomeços. Uma vez na vida é uma comédia romântica moderna e inteligente sobre amizade, destino e oportunidades perdidas e reconquistadas!
✔ A Bibliotecária de Auschwitz, de Antonio G. Iturbe
Muitas histórias do horror e sofrimento testemunhados dentro dos campos de concentração nazistas são contadas e recontadas, já estão gravadas e arquivadas. É difícil, nesses relatos, encontrar atos de esperança e força diante de todo o mal registrado durante o Holocausto.
A Bibliotecária de Auschwitz é um livro diferente. É uma história verdadeira e cheia de detalhes a respeito de um professor judeu, Fredy Hirsh, que criou uma escola secreta dentro do bloco 31, no campo de concentração de Auschwitz, dedicando-se a lecionar para cerca de 500 crianças. Criou também uma biblioteca de poucos volumes com a ajuda de Dita Dorachova, uma menina judia de 14 anos que se arriscava para manter viva a esperança trazida pelo conhecimento e escondia os livros embaixo do vestido. É um registro de uma época sofrida da história, mas que também mostra a coragem de pessoas que não se renderam ao terror e se mantiveram firmes usando os livros como “arma”.
Veja Também: