6 Livros para ler se você gosta de ‘Orange is the New Black’

POSTADO POR: admin sáb, 07 de junho de 2014

A segunda temporada de ‘Orange is the new Black’ acaba de chegar na Netflix, e para coroar essa estreia, a Editora Intrínseca não perdeu tempo e teve o bom senso de trazer para o Brasil o livro que deu origem à série, e já pode ser encontrado à venda nas livrarias (clique aqui para comprar o seu).
Pautado nisso, nos últimos dias, tivemos uma overdose de campanhas publicitárias alertando sobre o retorno de Piper Chapman e sua nada mole vida na prisão federal feminina. Esperando que você ainda não tenha enjoado da cor laranja, o DpM resolveu ir um pouco além desse markenting todo e fazer algo diferente. Inspirado pelo contexto da série, eu selecionei alguns bons livros com uma temática semelhante à do seriado, que talvez possam te entreter no tempo que passar esperando pela terceira temporada, que aliás, já foi confirmada pela Netflix.
Sendo assim, veja abaixo a nossa seleção de livros recomendados para quem acompanha ‘Orange is the New Black’:
 Férias na Prisão, de Lucimar Mutarelli
Segundo romance de Lucimar Mutarelli, autora do elogiado ‘Entre o Trem e a Plataforma’, ‘Férias na Prisão’ conta a história das amigas Rose e Alana. Recém-formadas no ensino médio, elas decidem passar três meses em uma das maiores instituições correcionais do país. 
As “férias” fazem parte de um projeto social para que jovens conheçam de perto a vida dos detentos e, assim, possam aprender a não cometer os mesmos erros que eles. As meninas, que se prepararam para viver uma aventura inesquecível, na verdade estão prestes a receber a mais assustadora lição sobre o mundo dos adultos. 
Crime, sedução, crueldade e demência se misturam no intenso cotidiano dos aprisionados e daqueles que aprisionam, em um texto em que se juntam o senso de humor e o espírito crítico.
 Quatro Estações, de Stephen King 
Essa coletânea de quatro contos, é um dos livros mais renomados de Stephen King. Em um profundo mergulho na natureza humana, revela medos, esperanças e impulsos. E explora todas as facetas do ser humano, desde seu mais puro desejo de ser livre à sua mais apavorante crueldade. O mestre do terror se distancia do sobrenatural e se lança no dia a dia de personagens comuns, construindo histórias envolventes que prendem o leitor até a última página.
São histórias que retratam o cotidiano de personagens comuns. Em “A primavera eterna”, um homem tenta escapar de uma prisão de segurança máxima, após uma condenação injusta. Esta história foi adaptada para o cinema sob o título “Um sonho de liberdade”. “Verão da corrupção” traça o relacionamento entre um adolescente e um velho nazista. Também adaptada para o cinema sob o título de “O aprendiz”. Em “O outono da inocência” um grupo de jovens encontra um corpo, marcando sua passagem para o mundo adulto. Foi para a telona com o título de “Conta comigo”. A última história, “Inverno no clube” traz a luta de uma mãe para salvar seu filho.
✔ A Dona das Chaves, de Julita Lembruger e Anabela Paiva
Escrito em parceria com a jornalista Anabela Paiva, Julita Lemgruber abre as portas do mundo das cadeias e nos leva às celas, gabinetes e corredores de um sistema prisional marcado por violência, corrupção e atos surpreendentes de coragem e generosidade. 
Relatos marcantes como os esquemas mirabolantes de fugas, greves de fome e ameaças de morte recheiam as páginas do livro. Temas áridos ganharam suavidade nas mãos de Julita, que bolou títulos baseados no linguajar das prisões, como os inusitados “Branca de Neve na Penitenciária” e “Fugas Doril: Ninguém Sabe, Ninguém Viu”. 
Os bastidores de diversos episódios que figuraram nas manchetes dos jornais cariocas são revelados. Entre os mais emblemáticos está a explosão de violência no presídio Ary Franco, em 1991, quando 32 presos morreram calcinados devido a um incêndio na cela em que estavam trancados. Com a instalação de uma sindicância, apurou-se a responsabilidade de dois guardas, que foram demitidos, mas absolvidos no inquérito policial, em 2003. 
Outro acontecimento que mereceu destaque nesta obra foi o plano do bicheiro Maninho, na época preso, de assaltar a casa de Julita e matá-la. O motivo foi a gestão linha-dura da então diretora do Desipe. Ela se empenhou em evitar que os bicheiros tivessem todos os direitos dos outros presos, sem usarem de seus variados recursos para a obtenção de privilégios. A autora conta detalhes desta ação contra a regalia dos presos.
 Sobrevivendo na Prisão, de John Cheever
Após assassinar o irmão, Ezekiel Farragut é enviado para a prisão de Falconer, onde deverá passar longos anos cumprindo pena. Encarcerado no Bloco F, o mais frio e esquecido de toda a penitenciária, Farragut dá início a usa via-crúcis, e é lá também que conhecerá outros prisioneiros, tão solitários e excêntricos quanto ele. Completamente alheio ao mundo exterior, Farragut não tem outra alternativa a não ser se adaptar às rígidas regras de Falconer e aprender, a duras penas, quais são suas leis. 
Com um narrativa caracteristicamente forte e grande dose de memórias autobiográficas, John Cheever monta em “Sobrevivendo na Prisão” um cenário de pequenas revelações, encontros e desencontros humanos, em que a maior brutalidade é o silêncio.

✔ Um Estranho no Ninho, de Ken Kesey
Este clássico, que se consagrou com sua premiada versão cinematográfica estrelada por Jack Nicholson e dirigida por Milos Forman, relata os dias de R.P. McMurphy em um hospício. 
Ao ser condenado por um crime, ele se finge de louco para escapar da cadeia e agora enfrenta os desafios de uma instituição em que a insegurança e o medo imperam sob o comando de uma sádica enfermeira. Logo, McMurphy descobre que pode modificar aquela realidade, transformando suas vidas para sempre.
A fim de quebrar a rotina e demonstrar seus pensamentos, ele desobedece às regras do manicômio e passa a ser considerado um líder protetor pelos outros pacientes. Mas, ao mesmo tempo, ganha a inimizade da enfermeira-chefe. O livro trata, entre outras questões, de relacionamentos, saúde mental, isolamento e atenção a pessoas com transtornos mentais.

✔ O Conto da Aia, de Margaret Atwood 
A história de O Conto da Aia, da canadense Margaret Atwood, passa-se num futuro muito próximo e tem como cenário uma república onde não existem mais jornais, revistas, livros nem filmes – tudo fora queimado. As universidades foram extintas. Também já não há advogados, porque ninguém tem direito a defesa. Os cidadãos considerados criminosos são fuzilados e pendurados mortos no Muro, em praça pública, para servir de exemplo enquanto seus corpos apodrecem à vista de todos. Para merecer esse destino, não é preciso fazer muita coisa – basta, por exemplo, cantar qualquer canção que contenha palavras proibidas pelo regime, como “liberdade”. Nesse Estado teocrático e totalitário, as mulheres são as vítimas preferenciais, anuladas por uma opressão sem precedentes. O nome dessa república é Gilead, mas já foi Estados Unidos da América.
Com esta história assustadora, Margaret Atwood leva o leitor a refletir sobre liberdade, direitos civis, poder, a fragilidade do mundo tal qual o conhecemos, o futuro e, principalmente, o presente. O conto da aia já foi transformado em filme, peça de teatro, ópera, audiolivro e dramatização radiofônica.

Veja também:
Conheça os livros que inspiraram sua serie de TV favorita
– Séries de Fantasia que poderiam rivalizar com ‘Game of Thrones’ na TV

COMENTÁRIOS




OBS. O campo de e-mail é de preenchimento obrigatórios, mas uma vez preenchidos não será mostrado na mensagem. Já o campo de nome é obrigatório, mas pode ser preenchido com um pseudônimo.

48 Pessoas já Comentaram

  1. Gday there, just started to be aware of your blog through Search engines like google, and have found that it is truly beneficial. I will like if you decide to retain this informative article.

  2. read this disse:

    Really motivating highlights you’ll have said, thanks for submitting.

  3. My Sites disse:

    I just intend to inform you that I am new to online blogging and completely cherished your site. Quite possibly I am most likely to bookmark your blog post . You undoubtedly have outstanding article information. Get Pleasure From it for share-out with us your favorite internet report

  4. see disse:

    You’ll find it practically unthinkable to find well-updated individual on this content, even though you appear like you fully grasp what exactly you’re talking about! Thanks A Lot

  5. I agree with your points , great post.

  6. find more disse:

    Howdy here, just became mindful of your blog through Bing, and discovered that it’s really entertaining. I’ll like should you decide continue this.

  7. check here disse:

    I just need to inform you you that I am new to blog posting and extremely enjoyed your post. Very possible I am going to remember your blog post . You absolutely have memorable article content. Value it for sharing with us your current blog write-up

  8. see page disse:

    Good morning here, just became mindful of your web page through Search engines like google, and have found that it’s seriously helpful. I’ll be grateful if you retain these.

  9. It truly is practically unattainable to find well-qualified viewers on this area, still you look like you understand the things that you’re writing about! Thanks

  10. Continue disse:

    I simply intend to notify you that I am new to posting and thoroughly enjoyed your webpage. Probably I am prone to save your blog post . You indeed have stunning article content. Delight In it for expressing with us all of your blog article

  11. see it here disse:

    Greetings there, just became aware of your writings through Bing and yahoo, and found that it is genuinely entertaining. I’ll truly appreciate if you continue these.

  12. It’s actually mostly impossible to come across well-updated women and men on this theme, still, you look like you know those things you’re writing on! Cheers

  13. I just have to show you that I am new to writing a blog and extremely adored your write-up. Very likely I am probably to save your blog post . You really have extraordinary article material. Admire it for giving out with us all of your website write-up

  14. More Info disse:

    It really is mostly close to impossible to see well-updated men and women on this issue, unfortunately you come across as like you fully grasp those things you’re writing on! Appreciation

  15. here disse:

    Truly alluring specifics that you have said, thank you for adding.

  16. go disse:

    It’s nearly extremely difficult to encounter well-informed americans on this matter, regrettably you seem like you comprehend whatever you’re talking about! Thanks

  17. Emery EPS is a Search Engine Optimization company that provides SEO Services. Their proprietary SEO strategies help struggling websites and aspiring business owners to rank their websites higher in multiple search engines like Google , Yahoo and Bing. They provide local and gmb map ranking for businesses in Coasta Rica, New York, Los Angeles, Portland, Sacramento, Phoenix, Las Vegas, Denver, Houston, California and many other local areas. Find more at https://www.emeryeps.com.

  18. Click here disse:

    It is usually suitable day to have some preparations for the long run. I’ve digested this blog posting and if I may, I desire to suggest you number of interesting suggestions.

  19. Might be mostly close to impossible to encounter well-educated women and men on this matter, fortunately you appear like you understand what you’re preaching about! Appreciate It

  20. Emery EPS is a Search Engine Optimization company that provides SEO Services. Their proprietary SEO strategies help struggling websites and aspiring business owners to rank their websites higher in multiple search engines like Google , Yahoo and Bing. They provide local and gmb map ranking for businesses in Coasta Rica, New York, Los Angeles, Portland, Sacramento, Phoenix, Las Vegas, Denver, Houston, California and many other local areas. Find more at https://www.emeryeps.com.

  21. get more disse:

    It is convenient occasion to create some goals for the possible future. I have go through this piece of writing and if I may just, I want to encourage you couple of useful advice.

  22. Faytech North America is a touch screen Manufacturer of both monitors and pcs. They specialize in the design, development, manufacturing and marketing of Capacitive touch screen, Resistive touch screen, Industrial touch screen, IP65 touch screen, touchscreen monitors and integrated touchscreen PCs. Contact them at http://www.faytech.us, 121 Varick Street, New York, NY 10013, +1 646 205 3214

  23. look at here disse:

    It really is mostly unattainable to see well-educated people on this issue, and yet you look like you fully understand what exactly you’re covering! Appreciation

  24. This really is a marvelous post. Thanks for bothering to explain this all out for all of us. It is a great guide!

  25. Does your website have a contact page? I’m having trouble locating it but, I’d like to send you an email. I’ve got some suggestions for your blog you might be interested in hearing. Either way, great blog and I look forward to seeing it develop over time.

  26. How do I know if a WordPress theme supports a subscribe option?

  27. Nice one for spending some time to share with you this, Personally i think fervently concerning this and i enjoy understading about this topic. Please, as you may gain information, please update this blog to learn information. I have discovered it handy.

  28. Gavin Beckner disse:

    very good post, i surely adore this fabulous website, persist with it

  29. At times your website will be loading gradually, better find a far better web host.

  30. Clyde Korsak disse:

    Hi, I think your site might be having browser compatibility issues. When I look at your blog in Ie, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, superb blog!

  31. I continuously visit your blog and retrieve everything you post here but I never commented however nowadays when I saw this post, i could not stop myself from commenting here. nice mate!

  32. Karol Haurin disse:

    I believe, life’s more for example a battlefield, both equally armies skin oneself, the light gives you Pifu all the bravery is just not just enough, there has to be tip, there are actually certain schemes together with projects prior to they’re able to do anything whatsoever, we will need to think carefully about, not necessarily blind to this problem, systems work efficiently possibly not set off unneeded waste together with letdown.

  33. Ann Kiddy disse:

    What i don’t understood is if truth be told how you’re no longer really a lot more neatly-liked than you might be now. You’re so intelligent. You understand thus considerably when it comes to this topic, made me in my view consider it from so many numerous angles. Its like women and men don’t seem to be fascinated unless it’s something to accomplish with Woman gaga! Your own stuffs great. Always take care of it up!

  34. Cameron Edel disse:

    Appreciate it, this information was very worthwhile, To offer to checking out even more of this phenomenal site.

  35. Joe Lutzi disse:

    Very interesting information!Perfect just what I was looking for!

  36. This design is wicked! You most certainly know how to keep a reader amused. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!) Great job. I really loved what you had to say, and more than that, how you presented it. Too cool!

  37. Hey all, I had been just checkin out this site and that i really admire the inspiration want to know ,!

  38. Is it okay to post some of this on my site if I include a backlink to this page?

  39. Shania Twain for me is the best country music singer of all times, I also like Taylor Swift but nothing will beat Shania Twain::

  40. I like meeting utile information , this post has got me even more info! .

  41. Friday Night Lights is a great tv series, i love the game and i love the story,,

  42. hello!,I like your writing very much! share we communicate more about your post on AOL? I require a specialist on this area to solve my problem. May be that’s you! Looking forward to see you.

  43. Otis Zepp disse:

    Another thing I’ve noticed is that often for many people, bad credit is the result of circumstances above their control. By way of example they may have been saddled through an illness and because of this they have higher bills going to collections. It would be due to a work loss or maybe the inability to go to work. Sometimes divorce or separation can really send the financial situation in the wrong direction. Many thanks for sharing your notions on this site.

  44. Clicking Here disse:

    I just want to mention I’m all new to weblog and seriously savored your page. Probably I’m likely to bookmark your website . You surely have very good stories. With thanks for sharing your web-site.

  45. Ó!! Anotando aqui todas as dicas!! Adorei!!!
    Bjks

    Lelê – http://topensandoemler.blogspot.com.br/

  46. Aline T.K.M. disse:

    Opa, Um Estranho no Ninho deve ser um livro e tanto, pelo menos se for como o filme. Também queria ler Quatro Estações, Stephen King sempre manda muito bem.

    Beijão, Livro Lab