5 Livros da literatura gótica moderna

POSTADO POR: admin seg, 30 de janeiro de 2017

A literatura já foi muito citada por aqui explorando suas origens e redescobrindo clássicos empoeirados de um gênero que nunca perde a sua classe. E apesar dele ter sido revitalizado nos últimos anos através de filmes e séries que trazem uma estética toda nova à esse conceito, a cultura gótica permanece imaculada e ainda fiel as suas origens.

Mais do que músicas e moda, a literatura é considerada pelos adeptos mais antigos como a semente de um estilo conhecido principalmente pelos seus temas densos e sombrios, encabeçada por autores com vidas tão opacas quanto suas escritas, como Edgar Allan Poe
E nas mãos de novos escritores, essa liturgia permanece reverberando em obras que mantém o gênero vívido. Abaixo indicamos alguns desses títulos que seguem com essa tradição:
✔ Há um demônio atrás da porta – poesia gótica (Karin Poetisa)
Há um Demônio Atrás da Porta… Poesia Gótica, reúne poemas permeados ora pelo sombrio e melancólico, outrora pelo crítico e sarcástico, característicos da escrita da autora em diferentes períodos, em momentos diversos.
Aborda o horror da morte e da vida, o vampirismo e a paixão arrebatadora, o conflito suicida e recorrente, porém inconcluso. 
Cada poema é uma confissão… Ou um lírico engodo para intrigar e seduzir o leitor.

✔ Leonora (Heloisa Prieto)
Com um enredo que alterna dois focos narrativos de maneira muito bem amarrada e envolvente, Lenora mostra dois destinos que se cruzam de forma tão intensa quanto poética. A trama é centrada nas reminiscências de Duda, o percussionista da banda Triaprima, ícone do rock nacional nos loucos anos 1970, e na angústia da jovem Lenora, uma garota dos anos 2000, diante do medo que ela sente do mar e do estranho fascínio de seu nome, uma homenagem à vocalista do Triaprima, que também é título de uma de suas músicas e de um belo poema de Edgar Allan Poe.
Misturando o poder da música e da poesia a reflexões sobre astrologia, as forças do universo e o ideal de paz e amor dos anos 60 e 70, Heloisa Prieto vai tecendo uma história ao mesmo tempo realista e sobrenatural capaz de inebriar o leitor e prender sua atenção da primeira à última página. Neste caldeirão não faltam referências musicais e literárias que formaram gerações e dão ainda mais força ao enredo. Tudo isso, aliado à escrita fluida e delicada da autora, faz de Lenora um romance gótico de rara luz e beleza. (Editora Rocco)

✔ Contos E Poemas Góticos De Carlie Marie (Catia Mourão)
Neste livro, Catia Mourão nos apresenta uma coletânea de textos que vão de poesias góticas à contos de suspense e terror.
Escritos originalmente em espanhol e recentemente traduzidos para o português, os textos refletem os sentimentos da vampira Carlie Marie, que posteriormente se tornou personagem central da saga Mais Além da Escuridão.
Em Contos e Poemas Góticos de Carlie Marie, a autora agracia o leitor com textos objetivos e surpreendentes. Seus vampiros, anjos e demônios, movidos por sentimentos intensos, são críveis, e evidenciam o quanto meros mortais vivem à borda das emoções, divididos entre a obscuridade e a luz.

✔ Purgatorial (Fernando Ribeiro)
Lançado em 2015 em Portugal, Purgatorial é uma compilação da carreira poética de Fernando Ribeiro, mundialmente conhecido por ser o vocalista da banda portuguesa de heavy metal e metal gótico Moonspell, atração do Rock in Rio 2015. 

Essa edição traz um livro inédito de poesias, além dos três livros publicados anteriormente, contendo mais de 100 poemas. A edição brasileira apresenta ainda material exclusivo: um diário de viagem da turnê mais recente da banda, um trecho de um romance ainda inédito, contos e um pequeno ensaio sobre a convivência entre Crowley e Fernando Pessoa. (Editora Aquário Editorial)

✔ Cidade dos Deitados (Heloisa Prieto)
Não é preciso ser gótico para se divertir com esta história do além. Meia noite, sexta-feira 13, o pneu do carro fura em frente ao cemitério. É só o começo da aventura narrada por uma garota. Heloisa Prieto conduz o leitor por esta cidade – habitada por seres aparentemente deste, mas, na verdade, de outro mundo.
As ilustrações de Elisabeth Tognato carregam referências do mundo gótico, punk e rock´n´roll para retratar os vultos fantasmagóricos. Libreto: Como surgiu o hábito de se enterrar os mortos? O que é a arte tumular? Onde estão enterradas pessoas ilustres da cidade? Como agendar uma visita guiada ao cemitério da Consolação?
As profissões ligadas à morte: catador de velas, zelador de túmulos, maquiador de defuntos… Neil Gaiman, Charles Baudelaire, Jim Morrison, Edgar Allan Poe e outros poetas que entoaram a morte. Texto exclusivo do artista plástico Alex Cerveny sobre os principais cemitérios do mundo. (Editora Cosac Naify)

COMENTÁRIOS




OBS. O campo de e-mail é de preenchimento obrigatórios, mas uma vez preenchidos não será mostrado na mensagem. Já o campo de nome é obrigatório, mas pode ser preenchido com um pseudônimo.

11 Pessoas já Comentaram

  1. Magnificent items from you, man. I have keep in mind your stuff previous to and you’re just too fantastic. I actually like what you have received right here, really like what you are saying and the way in which through which you are saying it. You make it enjoyable and you continue to take care of to keep it sensible. I cant wait to read much more from you. This is really a wonderful site.

  2. I’m pretty pleased to find this great site.
    I want to to thank you for ones time just for this wonderful
    read!! I definitely enjoyed every bit of it and I have you saved as a favorite to look at new stuff
    in your site.

  3. Lacy Lifland disse:

    I discovered your weblog site on google and verify a few of your early posts. Proceed to keep up the very good operate. I simply additional up your RSS feed to my MSN Information Reader. Looking for forward to studying more from you afterward!…

  4. quest bars disse:

    Hi there to every body, it’s my first pay a
    visit of this blog; this weblog carries remarkable and
    in fact excellent stuff for readers.

  5. Today, while I was at work, my sister stole my iphone
    and tested to see if it can survive a thirty foot
    drop, just so she can be a youtube sensation. My apple ipad is now broken and she has 83 views.
    I know this is totally off topic but I had to share it with someone!

  6. Hello There. I found your blog using msn. This is a really well written article.

    I will make sure to bookmark it and come back to read more of your useful
    information. Thanks for the post. I will certainly comeback.

  7. Hmm is anyone else experiencing problems with the images
    on this blog loading? I’m trying to find out if its a problem
    on my end or if it’s the blog. Any feedback would be greatly appreciated.

  8. Thanks for your marvelous posting! I genuinely enjoyed reading
    it, you’re a great author. I will ensure that
    I bookmark your blog and may come back later in life. I want
    to encourage you to definitely continue your great work, have a nice
    holiday weekend!

  9. Hi, all the time i used to check blog posts here early in the daylight, because i
    enjoy to find out more and more.

  10. Appreciation to my father who informed me about this blog, this weblog is really
    awesome.

  11. Ritinha disse:

    Acho que vou começar a me assriscar a ler esse tipo de gênero,gostei das dicas. Abraços
    Ritinhaangel.com.br